Lacerda diz que rompimento da aliança PT-PSB aconteceu porque o "PT não tem unidade"

Do UOL, em São Paulo

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, rebateu a afirmativa de seu adversário Patrus Ananias (PT) de que a culpa pelo rompimento da aliança PT-PSB-PSDB foi do socialista.

Para Lacerda, o PT foi o culpado. "Mostra a dificuldade do PT de entrar em unidade dentro dele mesmo. Eu acho que cada fato de rompimento PT-PSB tem uma história própria. O caso de Recife é bem conhecido, e o de Fortaleza também. E são absolutamente diferentes entre si", afirmou durante a Sabatina Folha/UOL, realizada nesta terça-feira (28).

Em 2008, Lacerda foi eleito com o apoio do PT e do PSDB. A aliança seria repetida nesta eleição, mas acabou sendo barrada depois que o PT foi excluído da coligação proporcional na chapa de vereadores. A exclusão foi um pedido do senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG).

Ontem (27), Patrus foi sabatinado e disse que o culpado pelo rompimento foi Lacerda. “O atual prefeito fez uma opção pelo outro lado, fez uma opção pelo PSDB", disse. "Nós continuamos fiéis aos nossos princípios, à nossa história", afirmou o petista. PT e PSB também romperam em Recife e Fortaleza.

Dilma

Quando questionado se o rompimento com o PT da presidente Dilma Rousseff poderia prejudicar sua segunda gestão, Lacerda elogiou a presidente.

"Nós temos na nossa base 19 partidos. Desses, 16 são da base da presidente em Brasília. Eu vi a presidente tratando as questões de forma muito técnica e tratando de forma igual todas as capitais. E não há nenhum rompimento pessoal. Eu, nesse momento, meu projeto é Belo Horizonte. Não vejo por que uma pessoa moderna, de visão republicana, como a presidente Dilma daria as costas para Belo Horizonte por causa de alianças", afirmou.
 

Primeiro colocado nas pesquisas

Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 16 de agosto, Marcio Lacerda aparece em primeiro lugar nas intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, com 46%.

Quem é Marcio Lacerda

Marcio Lacerda tem 66 anos. Entrou na vida pública em 2003, quando aceitou o convite para ser secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional do governo Lula, na gestão de Ciro Gomes.


Em 2007, assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, durante o governo Aécio Neves.

Foi eleito prefeito de Belo Horizonte na primeira eleição que disputou, em 2008, depois de uma aliança inusitada entre o seu partido, o PSB, com o PT e o PSDB, rivais históricos. Lacerda venceu Leonardo Quintão, do PMDB, no segundo turno, com 59% dos votos válidos.

Em julho deste ano, Marcio Lacerda foi apontado como o melhor prefeito do Brasil entre as grandes capitais, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, com média de 6,4 para sua gestão.

 

Sabatina Folha/UOL

Marcio Lacerda é o segunda candidato a ser sabatinado em Belo Horizonte. Ontem (27), foi a vez de Patrus Ananias (PT).

Os dois foram escolhidos por serem os mais bem colocados nas últimas pesquisas.

O evento acontece no Auditório do Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201, Centro), e será transmitido ao vivo pelo UOL.

Lacerda é entrevistado por Vera Magalhães, editora do "Painel" da Folha de S.Paulo, Eduardo Scolese, coordenador da Agência Folha, Paulo Peixoto, repórter do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos