Patrus diz que aliança PT-PSB-PSDB em Belo Horizonte "sempre foi incômoda"

Do UOL, em São Paulo

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT) afirmou que a aliança entre PT, PSB e PSDB que existia na cidade "sempre foi incômoda", em Sabatina Folha/UOL, realizada nesta segunda-feira (27).

"A aliança sempre foi incômoda. Estivemos juntos, mas foi ficando claro que essa aliança não se mantinha por uma questão de prioridades", disse.

Em 2008, o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi eleito com o apoio de petistas e tucanos. A aliança seria repetida nesta eleição, mas acabou sendo barrada depois que o PT deixou de integrar a coligação proporcional na chapa de vereadores. A exclusão do PT foi um pedido do senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG).

"Acredito que 2014 não esteja se definindo agora. Nosso adversário [Marcio Lacerda] é que se coloca por trás de uma figura importante aqui em Minas [Aécio Neves]. Eu não vou me ocultar. Sou amigo de Lula e Dilma, mas não vou me esconder atrás deles", disse.

Patrus também culpou Lacerda pelo rompimento. "A questão da aliança proporcional foi a gota d’água. Foi ficando claro que essa aliança não se mantinha. E chegou o momento que o nosso adversário [Lacerda] pulou do nosso trem e escolheu o outro lado [PSDB]", disse. "Nós continuamos fiéis aos nossos princípios, à nossa história", afirmou o petista.

Quando questionado se o rompimento visava as eleições de 2014 ou se foi um "fato isolado", o candidato disse que "só saberão no futuro". "Nós estamos atentos a isso. Não foi um fato isolado. Aconteceu em Belo Horizonte, aconteceu no Recife, aconteceu em Fortaleza. Essa aliança do PT com o PSB vai ser repensada", disse.

Ainda criticando Lacerda, Patrus disse que "é o líder que define as prioridades, que vai atrás dos recursos", quando questionado sobre por que critica tanto a gestão atual no município. "Então, as críticas que fazemos apontamos para o fato de que o prefeito não ter dado atenção a essas áreas [saúde, educação e social]", disse.

O petista também afirmou que Lacerda "se apropria de obras que não são dele". "Obras que concluiu, que foram iniciadas antes dele, e se apropria como única e exclusivamente dele".

Candidato é o segundo nas pesquisas

De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada no dia 16, Patrus Ananias é o segundo colocado na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, com 23% das intenções de voto. Márcio Lacerda, atual prefeito e candidato à reeleição, está na frente com 46%.

Quem é Patrus Ananias

Patrus Ananias tem 60 anos e nasceu na cidade de Bocaiuva, região norte de Minas Gerais. Formou-se em direito em 1976 e participou ativamente da fundação do Partido dos Trabalhadores na década de 1980.

Em 1988, Patrus se elegeu vereador na capital mineira e, quatro anos depois, tornou-se prefeito de Belo Horizonte. Foi candidato ao governo do Estado em 1998, mas ficou em terceiro lugar nas eleições. Elegeu-se deputado federal em 2002 com mais de 520 mil votos.

Em 2004, convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Patrus assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. À frente da pasta, Patrus foi um dos responsáveis pela criação do programa Bolsa Família, um dos símbolos do governo Lula.

O candidato foi escolhido apenas no mês de julho para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PT, depois do rompimento de seu partido com o PSB por divergências em relação à chapa para a eleição de vereadores.

Sabatinas Folha/UOL

Amanhã o sabatinado será o atual prefeito e candidato à reeleição em Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Patrus e Lacerda foram escolhidos por serem os mais bem colocados nas últimas pesquisas.

A sabatina com Lacerda começará às 11h e será transmitida ao vivo pelo UOL. A entrevista é dividida em três blocos e tem uma hora e meia de duração. Os internautas podem sugerir perguntas pelo Bate-papo UOL, pela página do UOL Notícias no Facebook e pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

Os candidatos são entrevistados por Vera Magalhães, editora do "Painel" da Folha de S.Paulo, Eduardo Scolese, coordenador da Agência Folha, Paulo Peixoto, repórter do jornal, e Josias de Souza, blogueiro do UOL.

O evento acontece no Auditório do Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201, centro). As inscrições para a sabatina de Lacerda estão abertas a assinantes do jornal e do UOL. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone 0/xx/11/3224-3473, das 14h às 19h. Assinantes da Folha precisam informar nome, código de assinante, telefone e RG. Já os assinantes do UOL devem informar nome completo, e-mail e CPF.

UOL Cursos Online

Todos os cursos