Prefeito de Belo Horizonte diz que vai "rezar" para chuva atrapalhar comício de Lula

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

 O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB) afirmou neste domingo (26), durante ato de campanha, que vai "rezar" para uma chuva atrapalhar o comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belo Horizonte, na sexta-feira (31), na primeira participação do líder petista na campanha para as eleições de outubro.

"Vamos rezar para ter uma grande chuva para atrapalhar o evento", afirmou Lacerda. O prefeito disse ainda que, neste dia, sua agenda de campanha ainda não foi definida.

"Não sabemos ainda. Só temos a agenda do sábado (1), um abraço da população na avenida do Contorno, quando ocuparemos 40 pontos da via."

Na quinta-feira (23), tão logo foi definida a viagem de Lula a Belo Horizonte, e definido que o ex-presidente iria fazer um comício na Praça da Estação, tradicional local de manifestações públicas e políticas na cidade, o presidente do Diretório Municipal do PSB, João Marcos Lobo, tentou atrapalhar o evento.

Lobo tentou marcar na sexta-feira (24), junto aos órgãos competentes, Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros, um evento do PSB no local. Chegou a anunciar a iniciativa para a impreensa, mas não foi bem sucedido: membros do Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte haviam levantado mais cedo: fizeram a comunicação antes e reservaram a praça.

Lacerda lidera até agora todas as pesquisas de opinião. Em 16 de agosto, pesquisa Ibope mostrou Lacerda com 46% das intenções de voto, o dobro do candidato do PT e segundo colocado, Patrus Ananias, que apareceu com 23%.

De acordo com pesquisa DataTempo/CP2, divulgada nesta domingo (26), o prefeito tem 43% das intenções de voto frente a 24% de Ananias.

Protesto

Os quatro candidatos de partidos de oposição em Belo Horizonte acusaram Lacerda, em carta divulgada à população, neste domingo (26), de utilizar a máquina pública para favorecer sua campanha.

Os candidatos Patrus Ananias (PT), Vanessa Portugal (PSTU), Maria da Consolação (PSOL) e Tadeu Martins (PPL) apontaram que "apropriação indébita" por Lacerda do jingle das campanhas institucionais de Belo Horizonte.

A capital mineira tem sete candidatos às eleições, o único que não assinnou o documento, Alfredo Flister (PHS), é ligado ao socialista.

Procurada pela reportangem do UOL, a assessoria de imprensa da campanha de Lacerda disse que ainda não havia tomado conhecimento do documento e que iria se manifestar somente após avaliar o conteúdo da nota.

Leia íntegra do documento divulgado pela oposição em Belo Horizonte: ?

 

Nota conjunta dos partidos de oposição em Belo Horizonte:

Os partidos políticos e coligações que assinam esta nota denunciam o abuso de poder praticado pelo candidato oficial à Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, em sua campanha pela reeleição.

Além de mobilizar recursos milionários, absolutamente desproporcionais aos das demais campanhas, a atual administração usa e abusa da máquina pública em favor de Lacerda.

Em um exemplo escandaloso de práticas que já deveriam ter sido superadas no processo político brasileiro, a propaganda eleitoral do PSB-PSDB está utilizando a melodia da propaganda institucional da Prefeitura, com a letra adaptada para exaltar o candidato oficial.

Trata-se de um sucesso popular da dupla César Menotti e Fabiano ("Lugar Melhor que BH"), que teve sua letra adaptada para as campanhas publicitárias da Prefeitura ("Não Pára de Trabalhar").

Nos últimos três anos, a música adaptada foi incessantemente repetida, em campanhas publicitárias no rádio e na TV, que consumiram boa parte do Orçamento Municipal. Em consequência, a melodia é facilmente associada pela população à imagem da Prefeitura, como se fosse um verdadeiro hino da cidade.

É com indignação que apontamos a utilização de um patrimônio da cidade, um bem público, na campanha do candidato oficial. O candidato Lacerda demonstra, mais uma vez, que não sabe distinguir os limites entre público e privado.

Belo Horizonte está envergonhada com mais esta atitude atrasada, coronelista, que não corresponde às práticas da democracia e confirma o caráter autoritário da atual administração.

Belo Horizonte, 26 de agosto de 2012

Frente BH Popular (PT-PMDB-PCdoB-PRTB), PSTU, PSOL, PPL .

Leia mais notícias sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos