Haddad diz que "bilhete mensaleiro" é "descontrole" da campanha de Serra

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, chamou de "ataque desarrazoado" a propaganda no rádio do adversário José Serra (PSDB) que chama de "bilhete mensaleiro" a proposta do Bilhete Único mensal do petista.

"Eu já havia sido alertado pela presidente Dilma que a campanha do José Serra assumiria esse tom, como assumiu em 2010, um tom de ataque, um tom agressivo, que revela certo descontrole, na minha opinião, no segundo dia de campanha", disse Haddad durante visita ao comércio da rua Santa Ifigênia na tarde desta sexta-feira (24).

"Bilhete mensaleiro" no rádio

A campanha de Haddad entrou com um pedido de resposta na Justiça Eleitoral contra propaganda de José Serra. De acordo com Hélio Silveira, advogado da campanha de Haddad, a peça é "ofensiva".

"Para prejudicar Haddad, a campanha de Serra o associa ao mensalão, uma exressão ofensiva, já que há o mensalão mineiro, o mensalão do DEM, e o mensalão que está sendo julgado no Supremo. Haddad não tem participação nenhuma em nenhum desses episódios", disse Silveira.

O PSDB ainda não respondeu se já recebeu a notificação. De acordo com a legislação, a notificação é enviada imediatamente, e o ofensor tem 24 horas para apresentar sua defesa. Após esse prazo, então, o juiz decide se aceita ou não o pedido de direito de resposta, que é concedido sempre no mesmo veículo e no espaço do horário eleitoral reservado ao adversário --ou seja, no espaço do ofensor.

Programa no rádio

Na propaganda do tucano, que simula um programa de rádio, um suposto eleitor faz a seguinte pergunta: "Tem candidato prometendo um bilhete mensaleiro. Mas assim fica mais caro porque estou pagando transporte mesmo quando estou dormindo já paguei pelo mês inteiro. E no dia que eu estiver em um churrasco em casa? Já vou ter pago e não vou aproveitar?"

Durante sua visita à rua Santa Ifigênia na tarde desta sexta-feira (24), Haddad afirmou que a proposta de Bilhete Único mensal "não invalida a opção que existe atualmente". "É um bilhete único com periodicidade variável. Você paga uma tarifa mensal e utiliza quantas vezes ao dia quiser, quantos dias por semana quiser, ao longo de todo o mês", disse.

Mais cedo, os dois candidatos estiveram na mesma região da cidade, mas não se encontraram. Em visita ao Mercado Municipal de Guaianases, na zona leste da capital, José Serra prefiriu não comentar a propaganda de sua campanha. "Não ouvi o rádio", disse.

Serra estava acompanhado do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Questionado sobre uma possível parceria do governo com o Bilhete Único mensal, Alckmin disse que ainda não há planos. "Nós ainda não avaliamos isso”, disse o governador.

Serra fala em prolongar a Radial Leste

Na visita a Guaianases, o tucano disse que pretende prolongar a Radial Leste, a principal ligação da zona leste com o centro de São Paulo.

"Nosso propósito é desenvolver a criação de emprego regional em São Paulo. Aqui na zona leste, com um polo industrial e tecnológico, lá no Jaguaré com um polo tecnológico", disse. "Para isso é preciso obras viárias de infraestrutura. Vamos prolongar a Radial (Leste) de Artur Alvim até Guaianases. São cerca de 9 km ou 10 km descontínuos."

Serra também falou da criação de um corredor de ônibus "na zona leste inteira", além de uma parceria com o governo do Estado para modernizar a linha 11 da CPTM, que faz vai até Mogi das Cruzes, cidade da região metropolitana de São Paulo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos