Na estreia do horário eleitoral, líder Russomanno é ignorado por adversários; Lula ataca Serra

Do UOL, em São Paulo

A transmissão da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, em horário reservado no rádio e na TV, começou na manhã desta quarta-feira (22) no rádio.

Em São Paulo, o líder nas pesquisas de intenções de voto Celso Russomanno (PRB) foi ignorado pelos adversários em seus programas. De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (21), Russomanno tem a preferência de 31% dos entrevistados e está tecnicamente empatado na liderança com José Serra (PSDB), que tem 26%.

No programa do candidato petista Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma crítica a Serra, sem citar o nome do tucano.

“Eu queria contar um caso que vivi como presidente da República com um prefeito que não gosta de cumprir o seu mandato aqui em São Paulo. Ele já foi prefeito, desistiu. Não sei por que é candidato outra vez. Talvez para perder”, diz Lula na propaganda que simula um programa de rádio no qual Haddad é entrevistado.

Serra foi eleito prefeito de São Paulo em 2004, mas deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado nas eleições de 2006. Naquele ano, antes de vencer a eleição, Serra chegou a assinar um documento em que se comprometia a permanecer no cargo de prefeito até o fim do mandato.

 

Já a campanha de José Serra optou por citar como obras do tucano a expansão da CPTM e do metrô, a integração do Bilhete Único e as AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). O programa do candidato do PSDB, que explorou bastante o jingle baseado no hit sertanejo “Eu quero tchu, eu quero tcha”, disse ainda que uma das propostas de Serra é “levar cursos técnicos, que hoje estão em 22 CEUs, para todos os CEUs da cidade”.

Russomanno, que tem bem menos tempo de propaganda que seus adversários do PT e do PSDB, começou seu programa agradecendo o “carinho” do eleitor por tê-lo colocado na liderança das pesquisas. O candidato ainda promete trabalhar para oferecer “saúde, educação, segurança e transporte de qualidade.”

A propaganda de Soninha (PPS) colocou as filhas da candidata para falar da mãe: ela é “bem ecológica”, diz uma. Em seguida, a outra afirma que, embora ninguém tenha entendido quando Soninha quis ser vereadora, o cargo “tinha super a ver com ela."

Chalita aproveitou para fazer críticas a petistas e tucanos. “O PT e o PSDB vêm brigando há muito tempo. Isso tem que acabar. Isso faz o povo sair perdendo. Eu não quero saber de briga”, dizendo que a cidade perde porque, “quando o PT está na prefeitura não faz parceria com o governo estadual; quando o PSDB está na prefeitura não faz parceria com o governo federal”.

O candidato do PDT à prefeitura, Paulinho da Força, explorou a origem humilde dizendo que, na infância, “só tomava guaraná no Natal”. O candidato ainda listou feitos como deputado e sindicalista, citando a redução da jornada de trabalho de 48 horas para 44 horas e a política de valorização do salário mínimo.

Horários

O horário político começou nesta terça (21) com a transmissão dos programas dos candidatos a vereador. Hoje, o eleitor já pode conferir as propostas para as prefeituras. As propagandas para prefeito serão veiculas às segundas, quartas e sextas, ficando terças, quintas e sábados para os candidatos a vereador.

Na TV, o horário político vai ao ar das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h; no rádio, a transmissão ocorre das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30.

As inserções, espécie de propaganda-surpresa inserida no meio da programação das emissoras --no mesmo espaço que demais campanhas publicitárias--, estão sendo transmitidas desde ontem e são voltadas exclusivamente para candidatos a prefeito.

UOL Cursos Online

Todos os cursos