Líderes nas pesquisas têm desvantagem no tempo de TV

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

Os candidatos a prefeito que são líderes nas pesquisas de intenção de voto terão de batalhar para manter a preferência do eleitorado após o início da propaganda eleitoral gratuita. Em ao menos oito capitais, quem está na frente nas sondagens tem a desvantagem com relação aos seus adversários no tempo de exposição na TV.

Em São Paulo, por exemplo, pesquisa Datafolha divulgada ontem (21) aponta o candidato Celso Russomanno (PRB) com 31% das intenções de voto, tecnicamente empatado na liderança com José Serra (PSDB), que tem 26%. Russomanno, porém, terá apenas 2min12s de tempo na TV, enquanto Serra terá 7min39s --bem como Fernando Haddad (PT).

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  • Arte/UOL

Na disputa em Recife (PE) acontece o mesmo. Pesquisa Ibope do último dia 16 aponta o candidato Humberto Costa (PT) na liderança, com 32% das intenções da voto. Enquanto o petista terá 6min17s na TV, seu adversário Geraldo Júlio (PSB) terá 12min31s.

Em Manaus (AM), a diferença também é grande. Líder na pesquisa Ibope do dia 16, o candidato do PSDB Arthur Virgílio (29% das intenções de voto) terá apenas 3min38s no horário eleitoral.

Já Vanessa Grazziotin, candidata do PC do B ao comando da capital do Amazonas, segunda colocada na pesquisa, terá praticamente o triplo de tempo na TV: 12min27s.

O horário político é apontado por especialistas como a grande vitrine da campanha, com potencial para decidir uma eleição.

Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, o início das propagandas na TV “é sempre um divisor de águas”. “Os candidatos que dominam o horário eleitoral são, aos olhos do eleitor, os principais concorrentes. É essa mensagem que o eleitor recebe”, diz.

Em Curitiba (PR), pesquisa Ibope do último dia 10 aponta os candidatos Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr. (PSC) tecnicamente empatados na liderança, com 25%, 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente. Enquanto Ducci terá 10min46s na TV, Ratinho Jr. terá 3min54s para expor suas propostas no horário político.

Pesquisa Ibope do dia 3 de agosto aponta que, em Fortaleza (CE), o candidato Moroni Torgan (DEM) tem a preferência do eleitorado, com 32% das intenções de voto. Já Inácio Arruda (PC do B) e Heitor Férrer (PDT) aparecem empatados no segundo lugar, com 13% e 12%, respectivamente.

Enquanto os três candidatos mais bem colocados na pesquisa terão cerca de 2min na TV, o candidato do PSB, Roberto Cláudio (8% das intenções de voto), terá 10min07s de exposição.

Em Salvador, ACM Neto (DEM) aparece com 40% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope divulgada no último 3, mas terá apenas 5min25s no horário político, contra 13min54s do candidato petista Nelson Pelegrino, que aparece com 13% na mesma pesquisa.

Em Natal (RN), o líder Carlos Eduardo Alves na pesquisa Consult, candidato do PDT à prefeitura, terá 7min13s na propaganda eleitoral, contra 8min30s do candidato do PMDB, Hermano Morais.

Em Cuiabá (MT), pesquisa do Instituto Mark aponta o candidato do PSB, Mauro Mendes, com 50% das intenções de voto. Mendes, porém, terá 6min14s na TV, enquanto seu adversário Lúdio Cabral (PT), terceiro colocado na pesquisa (8%), terá o maior tempo: 8min20s.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Na contramão do que acontece nessas oitos capitais, os líderes nas pesquisas no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG) terão larga vantagem no horário eleitoral.

No Rio, o candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB) é apontado como favorito pela última pesquisa Ibope --do dia 16--, com 47% das intenções de voto, e terá à sua disposição 16min18s do horário eleitoral. Já o segundo colocado na pesquisa, Marcelo Freixo, do PSOL, que tem 12% das intenções de voto, terá apenas 1min22s de propaganda política.

Em Belo Horizonte, o candidato Marcio Lacerda (PSB), que disputa a reeleição, lidera a pesquisa Ibope com 46%, contra 23% de Patrus Ananias (PT). Enquanto Lacerda terá 14min19s, Patrus terá 8min22s para apresentar suas propostas na propaganda política.

Histórico

A importância do horário político pode ser ilustrada pelas eleições municipais de São Paulo em 1996 e 2008.

Em 1996, o candidato a prefeito Celso Pitta largou atrás dos adversários Luiza Erundina e José Serra, também de acordo com pesquisas Datafolha, mas deslanchou após o início da propaganda eleitoral, na qual Pitta tinha mais de 8 minutos de tempo de TV, praticamente o dobro de seus rivais, que tinham cerca de 4 minutos no horário político.

Em 2008, o candidato à reeleição Gilberto Kassab começou o horário eleitoral atrás dos adversários Marta Suplicy e Geraldo Alckmin --de acordo com pesquisas Datafolha da época. Com o início da propaganda, Kassab, que tinha o maior tempo de TV entre os candidatos, subiu nas pesquisas e foi reeleito.

Horários

O horário político começou ontem (21) com a transmissão dos programas dos candidatos a vereador, e hoje o eleitor poderá conferir as propostas para as prefeituras. As propagandas para prefeito serão veiculas às segundas, quartas e sextas, ficando terças, quintas e sábados para os candidatos a vereador.

Na TV, o horário político vai ao ar das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h; no rádio, a transmissão ocorre das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30.

As inserções, espécie de propaganda-surpresa inserida no meio da programação das emissoras --no mesmo espaço que demais campanhas publicitárias--, estão sendo transmitidas desde ontem e são voltadas exclusivamente para candidatos a prefeito.

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