Em Belo Horizonte, Lacerda tem 46%, e Patrus, 23%, aponta Ibope

Do UOL, em Belo Horizonte

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (16) sobre a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG) mostra o candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), com 46% das intenções de voto, o dobro do que tem seu principal concorrente, o ex-prefeito Patrus Ananias (PT), que aparece com 23%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 3 de agosto, Lacerda tinha 43%, e Patrus aparecia com 21% das intenções de voto.

A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, aparece em terceiro lugar, com  2%. Maria da Consolação (PSOL) tem 1% das intenções de voto. Já Alfredo Flister (PHS), Pedro Paulo (PCO) e Tadeu Martins (PPL) tiveram menos de 1% na pesquisa.

Votos brancos e nulos somam 13%, e 15% estão indecisos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o númeroMG-00235/2012.

Foram entrevistados 805 eleitores entre 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Simulação de 2º turno

Os eleitores também foram questionados sobre em quem votariam em um eventual segundo turno em Belo Horizonte. Nesse caso, o prefeito Marcio Lacerda ganharia as eleições com 48%, contra 28% de Patrus.

Rejeição também aumenta

O Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos --nesse caso, o entrevistador pergunta em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum--, e os percentuais de rejeição cresceram tanto para Lacerda quanto para Patrus.

Na pesquisa anterior, o prefeito Lacerda tinha 13% de rejeição e, agora, tem 19%. Já o candidato do PT, que aparecia com 12%, agora tem 18% de rejeição.

Vanessa Portugal manteve os 13% de rejeição do levantamento anterior. Maria da Consolação e Alfredo Flister também mantiveram os índices de rejeição: 7% e 4%, respectivamente. Já o índice de rejeição de Pedro Paulo caiu de 14% para 13%. A rejeição ao candidato Tadeu Martins subiu de 6% para 8%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos