Haddad confirma demissão de funcionário que publicou vídeo comparando Serra a Hitler

Do UOL, em São Paulo

Durante visita nesta quinta-feira (9) ao Cooperglicério (Cooperativa dos Catadores da Baixada do Glicério), no centro da capital paulista, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu o afastamento do funcionário que publicou, no site da campanha do petista, um vídeo que fazia ataques ao adversário José Serra (PSDB) e o comparava ao ditador Adolf Hitler (1889-1945).

De acordo com Haddad, porém, o problema é algo que "pode acontecer com qualquer site". "Não vi [o vídeo], mas considero correta a decisão que foi tomada pela coordenação, de afastar o responsável. Foi uma postura indevida, e ele foi afastado por não ter seguido o protocolo do site. Pode acontecer com qualquer site", disse o petista.

Segundo Haddad, o funcionário --que não teve o nome divulgado-- não tinha autonomia para publicar o vídeo sozinho e, portanto, foi afastado. Ao ser questionado se a campanha preparava algum pedido de desculpas para apresentar a Serra, Haddad desconversou e citou apenas a demissão.

Em nota, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), disse que lamenta que “o PT, mais uma vez, se valha de ‘aloprados’ para tentar atacar seus adversários” e classificou de “vexatória a posição do candidato Fernando Haddad”.

Ainda na entrevista que concedeu no Glicério, Haddad aproveitou para rebater Serra, que criticou sua proposta de criar um bilhete único mensal para o transporte público na capital. Pela proposta, os usuários pagariam uma taxa de até R$ 150 por mês para usar o bilhete sem limite de viagens e de tempo. Segundo o petista, o candidato tucano afirmou que o bilhete único mensal não teria integração com o metrô nem com a CPTM.

"É uma maneira de fazer política muito antiga, não podemos mais agir dessa maneira. Se alguém teve uma boa ideia, melhora essa boa ideia. Se a ideia partiu da minha campanha, agrega a essa ideia outras variáveis que vão torná-la melhor", disse Haddad.

"Disseram que o Bilhete Único [criado pela ex-prefeita Marta Suplicy] não era viável, depois ele foi integrado com o metrô e a CPTM. Agora estão dizendo a mesma coisa do bilhete único mensal", completou Haddad.

Ontem, o site da campanha de Serra publicou um texto em que diz que, quando Serra assumiu a prefeitura, em 2005, "o Bilhete Único só funcionava nos ônibus", afirmando que o metrô ficou de fora da proposta petista.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos