Giannazi questiona Haddad sobre mensalão e aliança com Maluf em debate na Band

Do UOL, em São Paulo

O clima no debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, na “TV Bandeirantes”, nesta quinta-feira (2), esquentou, no segundo bloco, com a pergunta de Carlos Giannazi (PSOL) sobre corrupção para Fernando Haddad (PT). Giannazi questionou como Haddad combateria a corrupção na administração municipal se o PT fez uma aliança com o PP, do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), procurado pela Interpol --a polícia internacional-- e tem membros julgados no caso do mensalão.

"É inconcebível essa aliança. Parece que vocês não aprenderam com o mensalão", afirmou Giannazi.

O petista afirmou que sua visão de democracia é baseada em alianças com partidos políticos e que buscou parcerias com as legendas da base do governo federal, que fizeram com que os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atual presidente Dilma Rousseff (PT) tivessem aprovação de 80% da população.

Na réplica, Giannazi afirmou que não entende como um partido que está envolvido no escândalo do mensalão poderia combater a corrupção. Citou a aliança do PSDB com Valdemar Costa Neto e disse que os governos municipais têm repetido os erros do governo federal.

Haddad, em sua tréplica, disse que é professor de ética e que ninguém encontraria "insinuações" em seu tempo de administração pública.

"Aliança você faz com partidos políticos. Eu tenho uma história. Estou concorrendo pela primeira vez, mas sou professor da USP por muitos anos. Dou aula de ética, um tema que me é muito caro."

Haddad também afirmou que pretende criar a Controladoria Geral do Município, nos moldes da CGU (Controladoria Geral da União) para combater a corrupção no município.

Dívida

Na sequência, Levy Fidélix (PRTB) perguntou a Chalita sobre a dívida da Prefeitura de São Paulo com o governo federal.

Chalita respondeu que vai propor que a Presidência troque a dívida por uma dívida social. Disse que São Paulo já teve brigas demais com os partidos e que é momento de maturidade política.

Em sua vez de fazer a pergunta, Haddad questionou Soninha sobre transporte. Ela afirmou que cortar o IPI incentiva a população comprar mais carros e elogiou a proposta que Haddad defendeu de integrar a bicicleta ao sistema de Bilhete Único.

Em seguida, Soninha questionou Gianazzi sobre educação, que respondeu ser a favor de investir 10% do PIB em educação.

Em debate com Serra, Russomanno propôs reduzir impostos de empresas que se instalarem nas periferias.

Serra questionou Levy Fidélix sobre o metrô.

"Você me jogou uma bola muito boa nas mãos", afirmou, arrancando gargalhadas da plateia e elogiou Serra por colocar em prática o projeto do monotrilho. “Você teve a ousadia de fazer”, disse o candidato do PRTB ao tucano.

Ainda no segundo bloco, Russomanno questionou Paulinho da Força sobre segurança pública.

"Vivemos uma verdadeira insegurança", disse o candidato do PRB.

UOL Cursos Online

Todos os cursos