Empate triplo em Curitiba tem comemoração e discursos apaziguadores

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

Com a disputa ainda na fase inicial, o empate técnico entre três candidatos à prefeitura – Ratinho Jr. (PSC), Gustavo Fruet (PDT) e Luciano Ducci (PSB) – deve esquentar ainda mais a campanha eleitoral em Curitiba.

O resultado da pesquisa elaborada pelo Datafolha, divulgada neste sábado (21), foi comemorado por alguns e visto com moderação por outros.

Ratinho Jr. exaltou sua boa colocação na pesquisa e se disse surpreso, já que considera que não tenha iniciado efetivamente a campanha.  “Obviamente é uma alegria e isso acaba nos motivando anda mais. Quando saímos, sentimos isso nas ruas. As pessoas querem mudanças, elas querem novos ciclos de ideias”, afirma o candidato.

Para Luciano Ducci, candidato à reeleição com o apoio do governo do Estado, ainda é cedo para comemorar ou pensar no segundo turno. “O resultado é animador para a militância, mas a campanha esta apenas começando. A população esta tomando conhecimento da parceria com o governador Beto Richa, que desde 2005 vem trazendo grandes resultados para a cidade. E isso vai avançar ainda mais”, afirma Ducci.

Gustavo Fruet – que tem o apoio dos ministros Paulo Bernardo (PT) e Gleisi Hoffman (PT), lideranças petistas no Paraná – também é comedido ao comentar o resultado da pesquisa. “A campanha está apenas começando. Resultado de pesquisa não é motivo nem para euforia e nem para desânimo. Confiamos no poder da nossa militância. Seguimos sempre com a mesma motivação para trabalhar e debater o futuro da nossa cidade”, diz Fruet.

De acordo com o Datafolha, Ratinho tem 27% das intenções de voto, enquanto Ducci e Fruet aparecem com 23% cada. O empate técnico se cofigura porque a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Além dos três, Rafael Greca (PMDB) aparece em quarto lugar, com 10% das intenções de voto. O candidato, que tem o apoio do senador Roberto Requião (PMDB), considerou muito positivo o resultado da pesquisa. “No Datafolha anterior, tínhamos 7%; neste subimos para 10%. Subimos 30% em 15 dias de campanha. Temos uma equipe de analistas que se reuniu com Requião. Eles acharam muito bom o levantamento, já que 63% dos eleitores ainda não sabem em quem votar [na pesquisa espontânea]. Vamos surpreender”, diz.

Os demais candidatos - Alzimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo (PSTU), Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB) - não atingiram 1%. Votos brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam totalizam 7%.

Na pesquisa espontânea, na qual é perguntado ao eleitor em quem ele votaria, sem a apresentação de uma lista com os nomes dos candidatos, 63% dos entrevistados afirmaram não saber, ou não quiseram opinar. Na espontânea, Luciano Ducci aparece com 9%, Gustavo Fruet 7%, Ratinho Junior 6% e Rafael Greca 2%.

O Datafolha ouviu 832 eleitores, entre quinta (19) e sexta-feira (20). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-00017/2012.

Leia mais sobre as eleições em Curitiba, clicando aqui.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos