Membro da campanha de Fruet é multado por propaganda antecipada em Curitiba

Do UOL, em São Paulo

Edson Feltrin, integrante da coordenação da coligação da qual o candidato Gustavo Fruet (PDT) faz parte, foi multado pela Justiça Eleitoral em R$ 15 mil por propaganda antecipada e negativa contra o prefeito e candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB).

O motivo da acusação, feita pelo Diretório Municipal do PSB em maio passado, foi um jornal feito pela Femotiba -- uma associação que reúne bairros de Curitiba da qual Feltrin é presidente -- em que Ducci era citado. De acordo com a sentença do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), o jornal dizia que Ducci era "um mau político" e que "votar consciente é não destinar o voto ao atual prefeito", sugerindo a renovação.

Além disso, o artigo publicado associa Ducci ao vereador João Claudio Derosso, afastado da presidência da Câmara de Curitiba, envolvido em denúncias por atos ilegais, como gastos irregulares com publicidade na Câmara.

Na capa, uma foto de Ducci e Derosso aparece com a seguinte legenda: "Corrupção tolerância zero". Por isso, a juíza Adriana Ayres Ferreira considerou propaganda eleitoral de conteúdo negativo contra o candidato à reeleição pelo PSB.

A propaganda eleitoral só foi permitida a partir do dia 6 de julho e o jornal foi divulgado no mês de maio.

Edson Feltrin, presidente da Femotiba, disse que respeita a posição do TRE-PR, mas vai recorrer da decisão.

"A Femotiba jamais deixará de ser omissa e apenas expôs o seu ponto de vista no jornal. Nós vamos publicar outras edições com mais denúncias contra a atual administração", afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos