Em SP, 4.982 candidaturas sofrem impugnação na Justiça Eleitoral

Do UOL, em São Paulo

Dos 79.474 pedidos de registros feitos por candidatos às eleições de outubro no Estado de São Paulo, 4.982 receberam alguma forma de impugnação. O número, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desta terça-feira (17), representa 6% do total de pedidos de registro de candidaturas.

Na capital paulista, 410 pedidos referem-se aos candidatos a vereador e seis aos candidatos à prefeitura: sofreram questionamentos as candidaturas de José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Ana Luíza (PSTU), Anaí Caproni (PCO), Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidélix (PRTB).

Impugnação é um questionamento à validade do registro do candidato, que pode se basear tanto em falta de documentos como em algum outro motivo que impeça a candidatura. Podem impugnar o Ministério Público Eleitoral, partido político, coligação ou candidato.

O candidato impugnado tem até sete dias após o recebimento da notificação da impugnação para apresentar seus argumentos.

Qualquer cidadão em dia com seus direitos políticos também pode dar notícia de inelegibilidade à Justiça Eleitoral. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral e apresentar a notícia por escrito. Até agora houve 105 notícias de inelegibilidade apresentadas por cidadãos em todo o Estado.

UOL Cursos Online

Todos os cursos