TSE recebeu pedidos de envio de forças federais para 17 cidades nas eleições de outubro

Do UOL, em São Paulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já recebeu 17 requerimentos de municípios brasileiros para o envio de forças federais, tanto para prestar apoio logístico na distribuição de urnas eletrônicas quanto no reforço da segurança durante as eleições de outubro. Os pedidos foram apresentados pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) ao TSE com base em solicitações encaminhadas por juízes eleitorais das cidades em questão.

O envio das tropas ainda deve ser analisado pelos ministros do TSE, em sessão administrativa. O pedido encaminhado pela corte regional ao TSE deve apresentar justificativa demonstrando a necessidade do emprego das forças federais no local durante a eleição.

Tocantins é o Estado que lidera no número de pedidos. O TRE-TO solicitou o envio de forças federais para oito cidades: Tocantínia, Aldeias Indígenas Xerente, Rio Sono, P. I. Xerente, Brejo Comprido, Aldeias Indígenas Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira.

O TRE do Amazonas encaminhou ao TSE requerimentos para os municípios de Manacapuru, Maués, Manicoré, Novo Airão e Coari. Já o TRE do Maranhão requereu forças federais para São Mateus do Maranhão, Matões do Norte e Alto Alegre do Maranhão.

Já o TRE do Rio de Janeiro solicitou que “sejam tomadas as medidas cabíveis no sentido de viabilizar a presença das Forças Armadas, para as eleições do ano em curso, no Estado do Rio de Janeiro”, registrando ser a ação fundamental para a “manutenção necessária para o correto deslinde de todo o processo eleitoral".

Apoio Logístico

De acordo com o TSE, desde 1994 a Justiça Eleitoral conta com o apoio logístico das Forças Armadas, para o transporte de materiais e pessoas nas localidades de difícil acesso durante as eleições gerais e municipais.

Na eleição municipal de 2008, 135 localidades de 13 Estados (AC, AP, GO, MS, PA, PE, RO, RR, RS, RJ, SC, MA e SE) solicitaram apoio logístico das Forças Armadas. Já em 2010, as Forças Armadas atuaram em 257 localidades no primeiro turno e 151, no segundo, espalhadas por 12 Estados (AL, AM, AP, MA, MS, PA, PB, PI, RN, RO, SE e TO).

UOL Cursos Online

Todos os cursos