Candidata petista em Juiz de Fora (MG) muda visual para ficar parecida com Dilma

Ricardo Miranda

Do UOL, em Juiz de Fora (MG)

Qualquer semelhança entre a candidata do PT à Prefeitura de Juiz de Fora (273 km de Belo Horizonte), Margarida Salomão, e a presidente Dilma Rousseff não é mera coincidência.

O novo visual da candidata, lançado no início do mês e presente em todo seu material de divulgação, é uma das apostas da coordenação de sua campanha para tentar uma carona na crescente aprovação da presidente.

“Hoje, as pesquisas mostram que a principal influência política nas eleições de Juiz de Fora é a Dilma, mais até do que o [ex-presidente] Lula. Ela é muito bem avaliada, afinal é a presidente”, afirma Salomão.

O figurino usado por Salomão em sua foto oficial de campanha é muito similar ao utilizado por Dilma na disputa de 2010. Além da roupa vermelha e do colar e brincos de pérolas, o corte de cabelo e sorriso são parecidos.

Além da semelhança física, a candidata diz que há outros fatores que a aproxima da presidente. “Dilma foi a primeira mulher a ser eleita presidente da República e tenho a expectativa de me tornar a primeira mulher a ser eleita prefeita de Juiz de Fora”, afirma.

  • Gustavo Burla/Divulgação

    Salomão, em 2008, antes da transformação

Há ainda, segundo Salomão, sintonia na forma de pensar a sociedade. “Penso que isso se deve ao nosso legado geracional, por termos compartilhado as mesmas leituras, ter ouvido as mesmas músicas, assistidos aos mesmos festivais pela televisão. Isso nos leva à esperança e ao sentimento de mudança como missão de nossa geração.”

A candidata ressalta apenas uma diferença entre ela e a presidente no período da juventude. “Não tenho na minha vida passagem heroica, o que caracteriza a juventude da presidente. Fui mais dedicada à vida acadêmica do que à militância política, mas o sentimento de mudança como missão nós compartilhamos”, disse.

Margarida, que chegou ao segundo turno da disputa pela prefeitura em 2008, sendo derrotada por Custódio Mattos (PSDB), encontrou-se pessoalmente com Dilma em três ocasiões. “Em 2010, em Juiz de Fora, podemos conversar um pouco mais. Ela é uma mulher amável, muito carinhosa na sua expressão pessoal. Antes, em 2008, a Dilma viria para meu comício, mas o Aeroporto de Juiz de Fora fechou para pousos. Tive uma perda enorme”, lembra.

Para a disputa deste ano, a candidata espera contar com a presença presidente, ainda que em um eventual segundo turno. “Penso que no primeiro turno seja complicado ter a Dilma em eventos de campanha em Juiz de Fora por não termos conseguido uma aliança com o PMDB. Certamente ela vai gravar. Já o Lula, eu espero que venha. Havendo segundo turno, espero que a Dilma venha.”

Margarida tem como concorrentes em Juiz de Fora o atual prefeito Mattos, o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB), a professora Victória Mello (PSTU), o jornalista Laerte Braga (PCB) e o engenheiro arcos Aurélio Paschoalin (PRP).

Mais eleições: veja os famosos que vão disputar ou já disputaram pleitos
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos