Dia chuvoso e frio marca largada da campanha eleitoral em Curitiba

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

O sábado que amanheceu frio, cinzento e chuvoso – após duas semanas de sol e temperaturas de até 27ºC, incomuns para esta época do ano – foi a cara da largada da campanha eleitoral pela Prefeitura de Curitiba.

No centro da cidade, quase não se viam cabos eleitorais com bandeiras, camisetas, bonés e adesivos de candidatos, ainda que a propaganda esteja oficialmente autorizada desde a sexta-feira (6).

A falta de ânimo e engajamento tem ao menos uma explicação: apenas a candidatura do prefeito Luciano Ducci (PSB), que tenta a reeleição, registrada no último dia 3, já obteve o registro CNPJ que permite a impressão de material de campanha.

Ducci e Gustavo Fruet (PDT), que lidera a única pesquisa divulgada em 2012 pelo Ibope, escolheram a região sul da capital paranense, a mais populosa da cidade, para caminhadas na manhã deste sábado. Ducci percorreu ruas da Cidade Industrial, Pinheirinho e Portão. Fruet passou por vias do Sítio Cercado.

No material produzido pela assessoria de campanha, fica claro que a campanha do prefeito irá se apoiar nas obras que nos últimos meses tomaram conta da cidade.

“Os bairros estão recebendo obras importantes para a população, como o Clube da Gente da CIC, a pavimentação do Moradias Rio Bonito, no Tatuquara, e 32 km de asfalto novo em ruas da regional Portão”, afirma Ducci.

Ainda sem material de campanha, Fruet caminhou por ruas centrais do Sítio Cercado acompanhado da candidata à vice-prefeita, Mirian Gonçalves (PT). “Foi maravilhoso começar nossa caminhada aqui. A região sul de Curitiba será prioridade em nosso governo, com grandes investimentos públicos e privados em segurança, infraestrutura e saúde”, prometeu.

À tarde, o pedetista iria à festa do Frango e da Polenta no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, traficional bairro de imigrantes italianos. O candidato não tinha agenda definida para a noite de sábado e o domingo (8).

Ducci deveria se reunir, à tarde, com pastores evangélicos da Igreja Assembleia de Deus, participaria de festa junina de uma torcida organizada do Coritiba, do lançamento da Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná. À noite, iria a jantar que comemora o dia do panificador.

No domingo, o prefeito tem na agenda uma missa no Uberaba (região leste da cidade), pela manhã, e uma festa junina da comunidade árabe, à tarde.

“Ninguém consegue me esconder”

Rafael Greca (PMDB) reuniu-se pela manhã com professores da rede municipal de ensino para tratar de seu programa de governo para a educação. Em seguida, caminhou pelo calçadão da Rua XV de Novembro, a principal do centro da capital.

“O meu contato com a população é a minha presença. Ninguém consegue me esconder”, disse o ex-ministro do Turismo no governo FHC, que caminhou acompanhado da candidata a vice-prefeita, Marinalva da Silva, e de aspirantes a uma vaga na Câmara de Vereadores em outubro.

“A minha obra está aí nos quatro cantos da cidade e a minha vontade é fazer dessa, de novo, uma cidade onde o futuro será presente”, afirmou Greca, que administrou a cidade entre 1993 e 96.

Ratinho Jr. (PSC) passou o dia reunido com os 127 candidatos a vereador da coligação para “traçar as linhas mestras e dar harmonia ao discurso de campanha”, segundo sua assessoria. Até o fechamento desta reportagem, ele não tinha agenda prevista para o sábado à noite e o domingo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos