Apesar da greve, partidos registram candidaturas dentro do prazo, diz TSE

Do UOL, em São Paulo

  • Lúcio Távora/Agência A Tarde

Apesar da greve nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), que acontece em todo Brasil, os partidos conseguiram realizar o registro de suas candidaturas dentro do prazo, afirmou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta sexta-feira (6).

"Todas as candidaturas foram recebidas e agora serão processadas pelo sistema para avaliar se o registro será validado", informou a assessoria de imprensa do órgão.

Em algumas capitais houve confusão. O prazo de registro terminou na última quinta-feira (5), às 19h. Os TREs têm até o dia 5 de agosto para julgar todos os pedidos feitos.

Os grevistas fizeram uma paralisação de 48 horas, em que reivindicaram a aprovação do plano de carreira e aumento de salário.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, o prefeito e candidato à reeleição Márcio Lacerda enfrentou protesto na hora de entregar seu registro no TRE. Lacerda foi surpreendido com uma manifestação de cerca de 150 funcionários do tribunal, que estão em greve.

O candidato só conseguiu deixar o local com escolta policial. A Polícia Militar teve que bloquear a avenida do Contorno, uma das principais vias da capital mineira, para garantir a saída do prefeito pela garagem do prédio.

Salvador

A paralisação de servidores, tumulto, ofensas, apitaços e sistema informatizado fora do ar marcaram o último dia de registro dos partidos no TRE na capita baiana. De um lado, os candidatos ou advogados representando os partidos tentando registar as candidaturas. Do outro, servidores da Justiça Eleitoral reivindicando a aprovação do plano de cargos e salários pelo Congresso Nacional, impedindo a entrada dos representantes partidários.

Manaus e Maceió

Em Manaus, nove candidatos oficializaram suas candidaturas no TRE local. Alguns candidatos aguardavam posições de partido e documentação para finalizar o registro, por isso a procura foi maior durante o período da tarde.

Assim como em Manaus,os candidatos de Maceió não tiveram problemas para registrar suas candidaturas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos