TRE do Rio libera participação de Eduardo Paes em evento com Dilma

Maria Denise Galvani

Do UOL, em São Paulo

Em resposta a uma consulta formulada pelo PMDB, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) informou, nesta quinta-feira (5), que a participação de prefeitos candidatos à reeleição em eventos para inaugurar obras públicas está liberada até o dia 6 de julho.

Ontem, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), havia sido advertido pelo procurador regional do Rio de Janeiro, Maurício da Rocha Ribeiro, de que sua agenda pública da sexta-feira (6) poderia configurar uso da máquina e abuso de poder político.

Paes vai entregar, junto com a presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral (PMDB), 640 casas populares no bairro de Triagem, zona norte do Rio. De acordo com a assessoria do prefeito, sua participação no evento está mantida.

"Eu o alertei para o fato de que isso seria no mínimo uma conduta antiética em relação aos outros candidatos e pode configurar, sim, abuso de poder", afirmou Ribeiro antes da resposta do TRE. O procurador chegou a chamar de "comício" o evento programado pela Prefeitura do Rio.

Após o anúncio do TRE, o Ministério Público Federal afirmou em nota que Ribeiro considera a participação de Paes “pouco recomendável”.

“Em razão do inegável clima de campanha e o calor dos ânimos que sempre impera no primeiro dia da propaganda, corre-se o risco de haver manifestações de cunho eleitoreiro nos eventos de obras a serem inauguradas nesta sexta-feira”, diz a nota.

UOL Cursos Online

Todos os cursos