Carvalho indica que desistirá de candidatura em Belo Horizonte e declara apoio a Patrus

Felipe Amorim

Do UOL, em São Paulo

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT), indicou nesta quarta-feira (4) que deverá retirar sua candidatura à prefeitura da capital mineira em favor do ex-ministro Patrus Ananias, nome indicado pela Executiva Nacional do PT.

“Nunca fui nem serei empecilho para a unidade do PT. O nome do Patrus é como se fosse o meu”, afirmou Carvalho ao chegar à sede nacional do partido, no centro de São Paulo, para uma reunião com o presidente da legenda, Rui Falcão.

Carvalho declarou que sua candidatura não é um projeto pessoal, e que o anúncio sobre a retirada de seu nome deverá ser feito nesta quinta-feira após reunião com a militância petista em Belo Horizonte na noite de hoje. “Vou ouvir a militância hoje e vou anunciar amanhã.”

No sábado (30), a convenção do PT tinha aprovado o rompimento da aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) após o anúncio de que o PSB decidiu não fazer coligação proporcional (que influencia na eleição de vereadores).

Na convenção, a Executiva Municipal do PT indicou Carvalho como candidato. Na segunda-feira (2), porém,  a executiva do Diretório Estadual do PT manteve o rompimento da aliança com Lacerda,  mas anulou a escolha Carvalho. Ontem, a executiva nacional decidiu, por unanimidade, indicar Patrus.

Carvalho classificou com um “ato de traição” a negativa do PSB em formar uma aliança proporcional com o PT. “Realmente foi um ato de traição. Tivemos um acordo escrito que assegurava a aliança proporcional”, afirmou.

O petista sempre foi um defensor da candidatura própria do partido, na contramão do acordo que permitiria ao PT indicar o vice de Lacerda. “Desde o início desta administração, eu colocava que não é um jeito petista de governar, é um jeito tucano, que aponta para a privatização da saúde e educação.”


Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos