"Não haverá recuo", diz Lacerda sobre decisão que tirou o PT de aliança

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) afirmou neste domingo, durante reunião com o secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, que “mantém a tentativa de entendimento, mas não haverá recuo” em relação à exigência do PT de coligação proporcional (na eleição de vereadores) com os socialistas.

Neste sábado (30), o PT anunciou o rompimento com o PSB e lançou o nome do vice-prefeito Roberto Carvalho, presidente do diretório municipal da sigla, como candidato. Carvalho é desafeto de Lacerda.

“Fizemos tudo para unir os partidos. O PT tem 60% dos cargos comissionados, mantém posições estratégicas no governo, além do vice-prefeito”, disse Lacerda ao interlocutor.

O prefeito explicou ainda ao secretário do PSB que a legenda em Belo Horizonte tem 97 inscritos para serem candidatos a vereador e o partido poderá ter só 62 nomes. Uma vez e meia o número de cadeiras na Câmara de Belo Horizonte, que tem 41 assentos.

Lacerda lembrou ainda a Siqueira que, de seis vereadores do PT na Câmara de Belo Horizonte, quatro são de oposição ao seu governo.

Reunião com petistas

Informações de petistas da capital mineira dão conta de que, após o encontro com o prefeito Márcio Lacerda, realizado à tarde, Siqueira estaria reunido na noite deste domingo (1º) com lideranças da legenda, numa tentativa de reverter o rompimento da aliança.

O ex-deputado federal Virgílio Guimarães defendeu a intervenção do Diretório Nacional no PT de Belo Horizonte para garantir a aliança, na noite de sábado (30), logo após o encontro, em que seu grupo político foi derrotado.

O presidente do Diretório Estadual do PT, Reginaldo Lopes, favorável à aliança, poderia intervir no PT da capital mineira, segundo petistas.

Entretanto, há uma orientação partidária para que as intervenções dos diretórios estaduais só sejam feitas em municípios com menos de 150 mil eleitores, o que poderia barrar a iniciativa.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos