Em Natal, convenções confirmam exclusão de prefeita e atraem líderes do PMDB e DEM

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

Com a presença do vice-presidente da República Michel Temer e de vários líderes partidários nacionais, o PMDB lançou, em convenção realizada neste sábado (30), o nome do deputado estadual Hermano Morais na corrida pela prefeitura de Natal. Ele terá como vice o vereador Osório Jácome (PSC).

Também neste sábado, o PSDB confirmou a candidatura do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e contou com a presença do presidente nacional do DEM, José Agripino Maia.

As duas candidaturas fazem parte da base aliada da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), embora ela apoie oficialmente o nome de Marinho.

Já o PV, partido da prefeita Micarla de Sousa --que decidiu não se candidatar à reeleição por conta da baixa popularidade-- não lançou candidato a prefeitura e decidiu não apoiar ninguém. A convenção foi realizada nesta manhã de olho apenas nas eleições proporcionais.

Com as homologações deste sábado, Natal deve ter cinco candidatos à sucessão municipal.

Nos últimos dias, já haviam sido homologadas as candidaturas do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que terá como vice a ex-governadora Wilma de Faria (SPB); do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), e do professor Robério Paulino (PSOL).

Temer e o apoio federal

Na convenção do PMDB, foi confirmado o apoio de vários partidos ao nome de Hermano Morais. PR, PMN, PSC, PMN, PSDC, PRTB e PP aderiram à chapa e fizeram coligação, que vão garantir o maior tempo na TV ao deputado estadual.

A decisão do PMDB de lançar candidatura ocorreu nos últimos dias, após a desistência, na semana passada, da prefeita Micarla de Sousa. Além do vice-presidente, a convenção contou com a presença do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, e do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Em entrevista à imprensa, Michel Temer alegou que escolheu Natal para participar do principal de dia de convenções pelo país porque a “cidade está sofrida e precisa da nossa união.”

Em discuro, ele apontou Hermando como o homem capaz de “salvar” Natal dos problemas que enfrenta, garantindo que o ele terá –se eleito-- “extraordinário apoio do governo federal.”

Apesar de evitar falar em “continuidade” da gestão, e sem citar o nome de Micarla de Sousa, o PMDB integrou a base aliada da prefeita dede 2009 até o início deste ano. A maioria dos partidos que apoiaram Micarla, nas eleições de 2008 e participaram do governo, também anunciaram apoio ao deputado estadual na sucessão da capital potiguar.

Apoio da governadora

Já o PSDB lançou Rogério Marinho em convenção realizada no ginásio poliesportivo da Cidade da Esperança. Marinho é o nome da governadora Rosalba Ciarlini. Apesar de contar com apoio estadual, os tucanos anunciaram, neste sábado, que terão apenas o apoio do DEM e do PSL.

Nos bastidores, especula-se que Marinho estaria chateado com a “falta de empenho” dos caciques democratas, que não teriam procurado aliados para fortalecer a candidatura.

O clima da convenção, porém, foi de harmonia e discurso de otimismo. O presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (que é senador pelo Rio Grande do Norte), afirmou que Marinho é o "único" que tem um plano pronto para administrar a cidade.

Como era esperado, o PV realizou convenção confirmando que não vai apoiar nenhum candidato a prefeito nas eleições de outubro. O alvo do partido da prefeita, após o desgaste da atual gestão, é lançar nomes a vereadores. A ideia é aumentar a banca de dois para quatro parlamentares.

Leia mais sobre as eleições em Natal clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos