Juca Kfouri e Marcelo Freixo são condenados por propaganda eleitoral antecipada no Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

O jornalista Juca Kfouri, blogueiro do UOL, foi condenado pela Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro por propaganda eleitoral antecipada junto com Marcelo Freixo, pré-candidato do PSOL à Prefeitura do Rio de Janeiro. Os dois foram condenados a uma multa de R$ 5.000 cada um.

O PSDB entrou na Justiça Eleitoral com uma representação por conta de uma entrevista que Kfouri fez com Freixo no dia 15 de maio em seu programa de entrevistas no canal pago de TV ESPN, que também foi veiculada no rádio. No pedido, o PSDB afirma que o apresentador, que vive e vota em São Paulo, fez propaganda ao afirmar que viveria no Rio de Janeiro caso Freixo fosse o prefeito.

O juiz Marcello Rubiori concordou com a argumentação e aplicou a multa. “na entrevista veiculada, foram enaltecidas as qualidades pessoais do segundo representado, chegando o primeiro a dizer que seria um sonho ve-lo abrindo a Copa do Mundo , ou fechando-a, em clara alusão à sua eleição ao cargo de Prefeito da cidade do Rio de Janeiro”, afirma o juiz na sua decisão.

“Não fiz propaganda. Agora, tenho o direito de externar minha opinião sobre este ou aquele político”, disse o jornalista. Ele também afirmou que já recorreu da decisão.

Por meio de nota, a campanha de Freixo afirmou que  vai recorrer da decisão.

"Na nossa interpretação, a acusação não procede. Acreditamos que questões relacionadas à política devem ser resolvidas no campo da própria política. Isso tudo só indica que a campanha nem começou e já há quem se sinta incomodado pelo reconhecimento público que conquistamos com o nosso trabalho", diz o comunicado.

UOL Cursos Online

Todos os cursos