Contra prefeito, PMDB e PV lançam candidatos e selam pacto de não agressão em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

Os principais candidatos do campo da oposição a prefeito de Belo Horizonte, deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), 12 pontos nas pesquisas, e deputado estadual Délio Malheiros (PV), cinco pontos, selaram pacto de "não agressão" e "apoio", em caso de segundo turno nas eleições de outubro na capital mineira, nesta sexta-feira (29).

Reuniram a imprensa, deram entrevista coletiva juntos, tiraram fotos juntos, trocaram elogios e, fizeram questão de destacar: são da base do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que declarou apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB).

Aécio considera Lacerda, seu ex-secretário de Desenvolvimento Econômico no governo de Minas Gerais, sua “cria política”.

“O Délio (Malheiros) é bem preparado e está trazendo boas propostas para a cidade. Terá meu apoio num segundo turno, caso eu não chegue lá. A chance de que eu apoie (Márcio) Lacerda é zero”, afirmou Leonardo Quintão.

“Vamos estar todos contra o Márcio Lacerda e levar as eleições para o segundo turno. Vou apoiar, óbvio, o candidato de oposição, caso esteja fora do páreo”, disse Malheiros.

A candidatura de Malheiros foi formalizada semana passada e, neste sábado (30), o Diretório Municipal do PMDB escolhe o nome de Quintão como candidato da legenda.

Quintão e Malheiros ainda não tem candidatos a vice-prefeito, já que há expectativas de coligações do PV e PMDB com o PDT, DEM e PR.

Esses partidos não tem candidatos, não fecharam suas alianças e poderiam indicar o nome dos vices.

Malheiros reclamou da utilização da máquina pública em favor da reeleição de Lacerda, sobretudo, no “assédio” às lideranças do PDT, DEM e PR, nos últimos dias, que garantiriam ao socialista mais tempo de televisão.

“Estou preparado para responder imediatamente aos ataques da turma do (Márcio) Lacerda. Sei que vão me fazer ataques levianos e a resposta será na hora. Já estão me atacando nas redes sociais”, disse o candidato do PMDB, cujo nome será homologado na convenção do partido neste fim de semana..

Todo mundo é Aécio em Belo Horizonte

Os dois candidatos de oposição ainda destacaram o fato de pertencerem à base política do senador Aécio Neves.

“Vou perguntar ao prefeito (Márcio Lacerda), no primeiro debate, qual o nome que ele vai apoiar para presidente da República em 2014. Se o Aécio (Neves), a Dilma (Rousseff) ou o Eduardo Campos. Eu sou Aécio, em qualquer hipótese, mesmo ele não me apoiando”, afirmou Malheiros.

O candidato do PV se refere aos três nomes mais cotados para candidatar-se em 2014: a presidente buscando a reeleição (o PT faz parte da aliança de Lacerda); o senador Aécio Neves (o “criador” do prefeito) e, finalmente, o governador de Pernambuco, presidente do PSB (legenda de Lacerda).

“Convivo com o Aécio (Neves) semanalmente no Congresso. Ele, inclusive, me desejou boa sorte na campanha. É lógico que eu apoio seu nome para a Presidência da República”, disse Quintão.

Deputado retira candidatura

Nesta quinta-feira (28), uma semana após defender intervenção no diretório municipal do PMDB para lhe garantir a escolha de seu nome como candidato a prefeito da sigla, o deputado estadual Sávio Souza Cruz retirou a sua pré-candidatura.

Por meio de nota oficial, Cruz disse que contava para ser candidato com “o prestígio de peemedebistas históricos, da antiga formação do partido”. Não obteve esse apoio.

“Vejo-me compelido a desistir de minha pré-candidatura (...) e apoiar a candidatura que vier a ser oficializada."

A candidatura de Leonardo Quintão, presidente do diretório municipal do PMDB, que será oficializada na convenção deste sábado (30), com a desistência de Cruz, é a única.

UOL Cursos Online

Todos os cursos