Sem coligação, PV lança candidatura de Aspásia Camargo no Rio de Janeiro

Júlio Reis

Do UOL, no Rio

A candidatura da deputada estadual Aspásia Camargo (PV) à Prefeitura do Rio de Janeiro foi oficialmente homologada na convenção do partido realizada manhã deste domingo (24) na universidade Cândido Mendes, centro do Rio de Janeiro.  O PV lançou a candidatura de Aspásia sem fazer coalizão com nenhum outro partido.

O evento, que reuniu militantes e lideranças do partido, contou com a presença do deputado federal Alfredo Sirkis e do ex-deputado federal Fernando Gabeira.

O presidente da legenda no Estado, Luiz Fernando Guida, justificou usando um velho adágio: “antes só do que mal acompanhando”. Já a candidata admitiu que Eduardo Paes (PMDB) que tentará a reeleição é o favorito, mas acredita que deve haver segundo turno na eleição carioca.

Paes chega com um coalizão de 19 partidos e deve ter o maior tempo de TV, mas os candidatos oposicionistas reunidos terão um tempo bem perto do dele. Pobre do prefeito que se elege com tanta gente com interesses contraditórios, quanto maior a coalizão, maior a imobilidade. Vamos fazer uma campanha crítica, para discutir um projeto estratégico para o Rio", disse a deputada em seu discurso durante o evento. Aspásia Camargo disse que seu programa está pronto e será colocado para que a sociedade avalie. “Muita gente teme o risco de discutir com a sociedade as propostas que sustenta, mas nós temos um programa que será trazido para a campanha e que tem ideias novas, ideias com base na realidade e por um Rio mais sustentável”.

Embora tenha evitado um tom pesado em sua crítica das remoções que estão sendo feitas por conta da Copa e das Olimpíadas, a deputada disse que se eleita pretende implementar uma política de habitação estrutural e não pontual defendendo a regularização fundiária na cidade como uma de suas principais bandeiras.

Rio+20

Comentando a realização da Rio+20, Alfredo Sirkis, disse que o legado do encontro que reuniu lideranças e povos de todo o mundo não pode ser pensado apenas no que toca ao documento produzido no âmbito da ONU, mas no que acontece em volta, no processo de discussão e formação dos debates, celebrando ainda a influência de 20 anos do movimento “verde” no Rio.

"Essa eleição define um momento para a cidade que vai culminar com a realização da Copa e das Olimpíadas, mas é preciso ter clareza de que isso não é um benefício em si próprio, o legado para a cidade pode ser positivo ou não. A realização dos jogos pan-americanos quase não deixou legado positivo nenhum”, disse Sirkis.

Lembrando que o PV teve votações expressivas no Rio nas últimas eleições, como a vitória de Marina Silva no Estado na última eleição presidencial e a eleição acirrada de Fernando Gabeira com Paes em 2008, Aspásia Camargo disse que pretende mobilizar a sociedade com uma campanha franca, sincera e criativa.

Socióloga e professora, Aspásia Camargo é deputada estadual em seu primeiro mandato, já foi duas vezes vereadora do Rio, secretária de Cultura do Estado e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), seu vice é o analista de sistemas Alfredo Piragibe. Disputará a eleição com Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL), Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM).

UOL Cursos Online

Todos os cursos