PSDB e PMDB lançam Serra e Chalita como candidatos neste domingo

Do UOL, em São Paulo

O PSDB lança, oficialmente, a candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo neste domingo (24) em meio a indefinições sobre a indicação do vice e a permanência de aliados --por conta da chapa de vereadores-- na campanha do ex-governador. O PMDB também realizada sua convenção para homologar o nome do deputado federal Gabriel Chalita (SP) --que também ainda não definiu o nome de seu vice.

Os tucanos aprovaram quinta-feira (19) a coligação com partidos aliados na chapa de vereadores, o que, em tese, facilitaria a indicação do vice --que seria do PSDB. Há pelo menos três semanas parte do PSDB defendia veto à coligação proporcional. O alvo era o PSD, do prefeito Gilberto Kassab, que precisa da aliança para eleger seus vereadores.

Kassab é aliado de Serra. O prefeito ofereceu uma série de nomes para vice ao tucano, entre eles o de Alexandre Schneider, aprovado por Serra.

Agora os tucanos querem que Kassab desista de indicar o vice, em troca da coligação. O PSDB quer a chapa pura e prega nomes como o do coordenador da campanha de Serra, Edson Aparecido, e o de Andrea Matarazzo para o cargo.

Na convenção, o tema deve tomar grande parte das discussões, diz Edson Aparecido. “Estamos concentrando toda a nossa energia da campanha nas coligações. Estratégia de campanha e a questão do vice são assuntos que serão debatidos apenas a partir da próxima semana."

Convenções em São Paulo

DATA PARTIDO PRÉ-CANDIDATO
24/06 PSDB JOSÉ SERRA
24/06 PMDB GABRIEL CHALITA
30/06 PRB CELSO RUSSOMANNO
30/06 PT FERNANDO HADDAD
30/06 PC DO B NETINHO DE PAULA
30/06 PTB LUIZ FLÁVIO D'URSO

O vereador Floriano Pesaro é um dos que defendem o chamado “chapão”. “É necessário para a vitória de José Serra”, afirmou o líder do PSDB na Câmara. No total, a chapa PSDB-PSD-DEM-PR terá 110 candidatos a vereador.

O encontro tucano terá o estilo das convenções norte-americanas. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Serra fará seu discurso em um tablado baixo, no meio da plateia, como os políticos dos Estados Unidos.

Depois, será aberta uma grande bandeira com a logomarca da campanha, um grande "S".

Serra aparece na frente na última pesquisa Datafolha, divulgada domingo (17), com 30% das intenções de voto.

PMDB também não tem vice

O PMDB é mais um com dificuldades para encontrar um nome para o cargo de vice.

Segundo a direção da legenda, a definição será acertada com os partidos que integram a aliança: PSC, PTC e o PSL.

No total, serão 220 candidatos a vereador pela coligação PMDB-PSC-PTC-PSL, metade deles do partido de Chalita --que tem 6% das intenções de voto, de acordo com a última pesquisa Datafolha.

Leia mais notícias das eleições em São Paulo, clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos