Paes escolhe vice do PT a fim de fortalecer campanha à reeleição para a Prefeitura do Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), oficializou neste sábado (23) a sua candidatura à reeleição, e escolheu como vice o vereador e líder do governo na Câmara, Adilson Pires (PT). Os dois partidos realizaram convenções nesta manhã para confirmar a parceria.

Segundo as lideranças peemedebistas, a opção pelo petista é estratégica no sentido de fortalecer a chapa de Paes, e neutralizar uma possível ascensão dos opositores Rodrigo Maia (DEM) e Marcelo Freixo (PSOL). O próprio vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, colocou o cargo à disposição.

Além do PT --o que garantirá a Paes o apoio participativo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva--, integram a coligação da candidatura de Paes outros 19 partidos, entre os quais PP, PDT, PSB e PSD.

Com isso, o atual prefeito contará com cerca de 14 minutos nos programas eleitorais de televisão e rádio. Os adversários não devem chegar a ter cinco minutos.

A indicação de Pires para o cargo de vice-prefeito deu origem a demonstrações de insatisfação da ala mais antiga do PT no Rio de Janeiro, em especial dos políticos ligados ao deputado federal Alessandro Molon.

Na visão dessas lideranças, apesar de a legenda não ter um grande nome de alcance popular, o PT deveria lançar candidatura própria à Prefeitura do Rio. O mesmo problema ocorreu nas eleições de 2008, quando a aliança entre PMDB e PT não se concretizou.

Em seu discurso, Paes demonstrou certa preocupação em relação à chapa de oposição formada pelos filhos de dois antigos rivais políticos: Rodrigo Maia, filho do ex-prefeito César Maia; e Clarissa Garotinho, filha do ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho.

"Agora eles estão se unindo para voltar ao Rio de Janeiro. Temos que lembrar para as pessoas que a cidade que a gente vive hoje é bem diferente, que tem um monte de obra aqui, coisas avançando", disse.

"Isso é o mais importante. O carioca hoje tem orgulho de novo. A gente passou muito tempo sem fazer planos, as pessoas tinham medo de andar pela cidade. Mas hoje a gente sonha", completou.

Também foram oficializados durante a convenção 76 candidatos ao cargo de vereador, e segundo o secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, existe a expectativa de que pelo menos 16 vereadores sejam eleitos. "Temos chances de conseguir a maioria na Câmara", disse ele em seu discurso.

Além de Eduardo Paes, são pré-candidatos o deputado federal Otávio Leite (PSDB), o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), a deputada estadual Aspásia Camargo (PV) e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).

No domingo (24), a deputada Aspásia Camargo (PV) lança sua candidatura à Prefeitura do Rio.

Na segunda-feira (25), o DEM confirma a candidatura de Rodrigo Maia.

Parque em Madureira

Em clima de pré-campanha, Paes, o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, participaram nesta manhã da inauguração do Parque de Madureira, na zona norte da capital fluminense.

O chefe do Executivo carioca optou por não falar com a imprensa após a cerimônia, já que estava atrasado para as convenções do PT e de seu partido, o PMDB, que o esperava para oficializar a sua candidatura à reeleição.

O local consiste na terceira maior área verde da cidade --atrás apenas do aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista. Com mais de 93 mil metros quadrados, o parque foi projetado pela prefeitura do Rio de acordo com os princípios de sustentabilidade.

"Fico muito feliz que o legado da Rio+20 aconteça aqui com este parque. É um sinal claro de que acabou esta conversa de cidade partida. Este local tem um simbolismo, já que o Rio acaba de realizar a maior conferência da história da ONU", afirmou Paes.

Segundo o governo municipal, o parque possui sistema de irrigação para consumo controlado de água, equipamentos com teto e paredes verdes, com controle térmico e de resíduos sólidos, reuso de água e iluminação de baixo consumo (LED). A obra foi orçada em R$ 66,8 milhões e teve um aditivo de R$ 16,6 milhões no mês passado.

UOL Cursos Online

Todos os cursos