PDT oficializa candidatura de Gustavo Fruet à Prefeitura de Curitiba com vice do PT

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

O PDT de Curitiba confirmou, neste sábado (22), a candidatura do ex-tucano Gustavo Fruet à Prefeitura de Curitiba. A vice na chapa será a advogada Miriam Gonçalves (PT).

Durante o evento, Fruet destacou as propostas do programa de governo da chapa majoritária formada pelo PDT, PT e PV. “Nós precisamos redefinir o planejamento e vamos trabalhar prioritariamente em projetos na área de segurança pública, saúde e mobilidade”, afirmou.

Ainda na onda da Rio+20, o candidato também disse sobre a preocupação em manter o conceito de sustentabilidade nos projetos em Curitiba e falou da importância do PV nesse objetivo. As decisões sobre as chapas proporcionais só devem ocorrer na convenção do PT, que ocorre no dia 30 de junho.

No final de abril, o grupo petista encabeçado pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hofmann, e seu marido, Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, venceu a ala mais à esquerda do PT para firmar o apoio a Fruet, antigo adversário do governo Lula no Congresso.

Gleisi Hofmman afirmou que o plano de governo de Fruet deve trazer muitas propostas focadas na saúde. O candidato declarou que hoje é necessário recuperar a confiança da população no sistema de saúde e a dignidade dos profissionais.

Quem é Gustavo Fruet

Gustavo Fruet, 49, é advogado e filho do ex-prefeito de Curitiba (1982-85) e ex-deputado federal Maurício Fruet.

Ele começou a carreira como vereador em Curitiba e, depois da morte repentina do pai, poucos dias antes das eleições para deputado federal de 1998, assumiu a candidatura e se elegeu pela primeira vez ao cargo pelo PMDB. Reelegeu-se em 2002 e 2006.

Antes do último mandato na Câmara, deixou o PMDB e filiou-se ao PSDB.

“Nós vemos hoje os atendimentos, que deveriam ser feitos nas unidades de saúde, sendo transferidos para os centros de emergência. Há também falta de profissionais. Hoje estamos no limite dos atendimentos”, afirmou.

Quando era deputado federal, Fruet era um dos maiores críticos do governo Lula durante a CPI do Mensalão.

A aliança com Fruet para estas eleições gerou desconforto em algumas alas do PT, como o deputado federal Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri. O ministro Paulo Bernardo, entretanto, destacou a união do partido “Quem compareceu ao nosso encontro para definir a aliança com o PDT viu o ‘quebra-pau’ que foi. Mas no momento seguinte todos acataram o resultado e já estão participando da campanha”, disse.

Bernardo também apaziguou a reação negativa da recente aliança entre o ex-presidente Lula e o deputado federal Paulo Maluf (SP-PP) para apoiar o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. “Isso só criou constrangimento para o José Serra, que queria o Maluf e não conseguiu. O que nós estamos discutindo é uma aliança para ganhar a eleição em São Paulo. O PP já participa do governo federal e estadual”, afirmou.

Fruet tinha 26% na última pesquisa

A última pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope, realizada em abril, quando ainda não haviam sido formalizadas as candidaturas, mostra que Fruet e o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) aparecem tecnicamente empatados na primeira colocação, com 26% e 24% das intenções de voto, respectivamente.

O atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), fica em um segundo patamar, com 16% das menções dos eleitores em Curitiba. Em seguida aparecem Rafael Greca (PMDB), com 7%, Dr. Rosinha (PT), com 4%, e Renata Bueno (PPS), com 2%.

Brancos e nulos representaram 9% dos entrevistados, enquanto 11% ainda estavam indecisos em relação ao seu voto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos