Tucano lidera em Osasco; réu do mensalão tem rejeição de 27%, diz Ibope

Do UOL, em São Paulo

O ex-prefeito Celso Giglio (PSDB) lidera as intenções de voto em Osasco (Grande São Paulo), com 35%, aponta pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (21). O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), único dos 38 réus do mensalão que é candidato a prefeito neste ano, tem 15% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com candidato Osvaldo Vergínio (PSD), que tem 19%. Cunha tem 27% de rejeição e Giglio, 22%.

A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope entrevistou 406 pessoas entre os dias 14 e 17 de junho. A pesquisa foi registrada no TRE-SP com o número 00078/2012.

Procurado, João Paulo Cunha não retornou as contatos feitos pelo UOL até o momento.

João Paulo é acusado no processo do mensalão --escândalo de corrupção que envolveu figuras importantes do PT no primeiro governo (2003-2006) do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva-- por lavagem de dinheiro, corrupção e peculato.

Segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República, ele teria enviado a mulher, Márcia Regina Cunha, ao Banco Rural para receber R$ 50 mil do esquema operado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

O objetivo seria "ocultar a origem, natureza e o real destinatário do valor pago como propina".

Cunha nega a acusação. Conforme entrevista concedida à "Agência Brasil", em 2011, ele afirmou que irá responder o processo “serenidade e confiança na Justiça” disse ter “as mãos limpas”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos