Vice de Haddad, Erundina cobra participação de Marta na campanha em São Paulo

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

Pré-canditada a vice-prefeita em São Paulo na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) cobrou publicamente, nesta sexta-feira (15), a participação da senadora Marta Suplicy (PT-SP) na campanha eleitoral de 2012. Apresentada pelo PT e pelo PSB como "referência ética" e "prefeita Erundina", a parlamentar citou a senadora em um discurso emocionado, nesta sexta-feira (15), no encontro que oficializou a aliança entre as duas siglas na capital paulista.

"Esperamos que a Marta se some a nós. Vou procurá-la pessoalmente. Somos amigas e precisamos estar juntas", disse Erundina. 

Marta tem evitado compromissos públicos ao lado de Haddad. Ela foi preterida na disputa em São Paulo por uma imposição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que preferiu o ex-ministro da Educação de seu governo e de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Já Haddad foi classificado pela vice de chapa como ícone de "juventude na política" e de "uma liderança suave". "Você não é uma figura agressiva, e faremos o que você disser que precisa fazer. Essa hora é de união", afirmou Erundina.

O pré-candidato devolveu os elogios ao afirmar que a parlamentar "simboliza valores". "Ela é a 'jovem Luiza', pois não parou no tempo", disse, para chamá-la, ao fim, de "a rainha do dia, reta e coerente".

Haddad e Erundina se constrangem com aproximação de Maluf

União PT/PSB reforça coalizão, diz Eduardo Campos

Presente ao encontro desta sexta, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco , Eduardo Campos, se referiu a Erundina como “referência ética” --no que recebeu o coro de outras lideranças locais dos dois partidos, além do próprio Haddad. Campos estava acompanhado de seu vice na executiva, Roberto Amaral, e dos chefes dos diretórios municipal e estadual do partido.

“Fomos buscar o que temos de mais caro, de coerência e de doação à causa pública”, disse o presidente da sigla, que fez questão de salientar a ligação de Erundina com o Nordeste, a exemplo de Lula: ela, paraibana, e o ex-presidente, pernambucano.

Lula participaria do evento, mas cancelou ontem a agenda, segundo a assessoria do Instituto Lula, porque recebeu alta médica recentemente –no caso, no final da tarde de ontem, no hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde quarta (13) para retirada de um cateter

Em meio a uma crise que pôs na berlinda a união entre petistas e socialistas em capitais como Recife, Fortaleza (onde os partidos romperam) e Belo Horizonte, Campos salientou que a coligação em SP ajuda a consolidar o “projeto nacional” das duas siglas, uma vez que o PSB compõe a base de apoio à presidente Dilma Rousseff no Congresso.

Elogios petistas

Após uma semana de especulações, de elogios petistas à Erundina e de estremecimento da aliança do PSB com o PT em outros Estados, Erundina foi apresentada em uma reunião com a militância dos dois partidos no hotel Pestana, no Paraíso, zona sul de São Paulo. Na plateia formada por militantes, deputados estaduais e federais e vereadores das duas siglas, não faltaram gritos de "prefeita" e de "maravilhosa" à parlamentar, que se licenciará do cargo para a disputa paulistana.

Paraibana, Erundina administrou São Paulo de 1989 a 1992 quando ainda era filiada ao PT. Isolada e desgastada após se desentender com lideranças do partido e aceitar o posto de ministra da Secretaria da Administração Federal no governo Itamar Franco --ao qual o PT se opunha --, Erundina migrou para o PSB por influência de Miguel Arraes (1916-2005), ex-governador de Pernambuco.

A vinda de Campos à capital paulista, porém, tem também no foco a eleição para a Prefeitura do Recife: com as disputas internas no PT local, ele anunciou a possibilidade de o PSB lançar candidatura própria caso os até agora aliados petistas não conseguissem um consenso até as convenções partidárias que acontecem ainda este mês.

Ao senador Humberto Costa --nome imposto pela direção do PT para disputar em Recife, em detrimento do atual prefeito, João da Costa --, porém, Lula teria dito que participará ativamente da campanha.

"Vocês não sabem o que é a força de uma mulher", diz Haddad

UOL Cursos Online

Todos os cursos