Sem Lula, reunião entre PSB e PT hoje em SP deve confirmar chapa Haddad/Erundina

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

O PT sela nesta sexta-feira (15), em São Paulo, não apenas sua primeira aliança das eleições paulistanas de 2012, como também a coligação que definirá a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSB), 77, como a vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, 49.

A reunião entre lideranças nacionais dos dois partidos acontece no hotel Pestana, às 16h, no Paraíso (zona sul de SP). Figura mais ilustre no PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou nessa quinta-feira (14) participação no encontro, do qual participarão o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seu vice na executiva, Roberto Amaral, a própria Erundina, que daria ontem à noite a resposta a seu partido, e o presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão. Lideranças locais e estaduais também deverão estar presentes.

Imagens da corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo
Veja Álbum de fotos

Segundo a assessoria do instituto Lula, o ex-presidente cancelou as a participação na agenda eleitoral de hoje porque recebeu alta médica recentemente –no caso, no final da tarde de ontem, no hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde quarta (13) para retirada de um cateter.

Nos últimos dias, Haddad não poupou elogios públicos à ex-prefeita, que deixou em 1998 os quadros do PT, partido que ajudou a fundar.

Paraibana, Erundina administrou São Paulo de 1989 a 1992 quando ainda era filiada ao PT. Isolada e desgastada após se desentender com lideranças do partido e aceitar o posto de ministra da Secretaria da Administração Federal no governo Itamar Franco --ao qual o PT se opunha --, Erundina migrou para o PSB por influência de Miguel Arraes (1916-2005), ex-governador de Pernambuco.

O anúncio em São Paulo terá a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A vinda de Campos à capital paulista, porém, tem também no foco a eleição para a Prefeitura do Recife: com as disputas internas no PT local, ele anunciou a possibilidade de o PSB lançar candidatura própria caso os até agora aliados petistas não conseguissem um consenso até as convenções partidárias que acontecem ainda este mês.

Ao senador Humberto Costa --nome imposto pela direção do PT para disputar em Recife, em detrimento do atual prefeito, João da Costa --, porém, Lula teria dito que participará ativamente da campanha.

A resposta de Campos à aliança também deverá ser anunciada na sexta.

UOL Cursos Online

Todos os cursos