PSB indica Erundina como vice, e reunião com PT na sexta deve selar apoio a Haddad

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

Está marcada para esta sexta-feira (15), em São Paulo, a reunião que deve selar o apoio do PSB ao PT pela candidatura de Fernando Haddad à prefeitura paulistana. Até lá, a coligação entre as duas siglas depende de os petistas aceitarem a indicação do vice --cuja primeira opção é a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina.

Nos últimos dias, Haddad não poupou elogios públicos à ex-prefeita, que deixou em 1998 os quadros do PT, partido que ajudou a fundar. De acordo com o primeiro-secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, o anúncio na sexta depende de a candidatura petista aceitar a indicação de vice.

“O apoio só será anunciado na sexta-feira caso se confirme o direito de o PSB indicar o vice. E para nós, tem que ser um nome que agregue força --o da Erundina, avaliamos, é um bom nome até mesmo para uma candidatura a prefeita”, disse.

Paraibana, Erundina administrou São Paulo de 1989 a 1992 quando ainda era filiada ao PT. Isolada e desgastada após se desentender com lideranças do partido e aceitar o posto de ministra da Secretaria da Administração Federal no governo Itamar Franco --ao qual o PT se opunha --, Erundina migrou para o PSB por influência de Miguel Arraes (1916-2005), ex-governador de Pernambuco.

O anúncio em São Paulo terá a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A vinda de Campos à capital paulista, porém, tem também no foco a eleição para a Prefeitura do Recife: com as disputas internas no PT local, Campos anunciou a possibilidade de o PSB lançar candidatura própria caso os até agora aliados petistas não conseguissem um consenso até as convenções partidárias que acontecem ainda este mês.

Ao senador Humberto Costa --nome imposto pela direção do PT para disputar em Recife, em detrimento do atual prefeito, João da Costa --, porém, Lula teria dito que participará ativamente da campanha.

A resposta de Campos à aliança também deverá ser anunciada na sexta.

Imagens da corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos