Com 59% nas pesquisas, Carlos Eduardo Alves briga na Justiça por candidatura em Natal

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) aponta que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a corrida para a Prefeitura de Natal, com 59,2% das intenções de voto, em meio à batalha jurídica travada para manter sua candidatura. Esta é a segunda pesquisa, divulgada em menos de uma semana, que aponta Carlos Eduardo com 59% das intenções de voto.

Na última segunda-feira (11), o ex-prefeito conseguiu uma decisão judicial que suspende a reprovação de suas contas na prefeitura, do ano de 2008, pela Câmara de Vereadores.

Contrariando parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), que havia aprovado com ressalvas as contas de Carlos Eduardo (PDT), a Câmara de Natal decidiu, por 15 votos a seis, reprovar a prestação de contas de 2008 do ex-prefeito.

Com as contas rejeitadas, Carlos Eduardo (PDT) se tornaria inelegível de acordo com as regras da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135, de 2010), e não poderia disputar a eleição para prefeito.

A Câmara de Natal não anunciou se irá recorrer da decisão. Como a Justiça concedeu a suspensão da rejeição das contas em caráter de antecipação de tutela, esta pode não ser a decisão final a ser tomada no processo. Oficialmente, portanto, a candidatura de Carlos Eduardo não foi ainda chancelada, ou rejeitada, pela Justiça.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira aponta na segunda colocação o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), com 8,5%, seguido pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB), com 5% das intenções de voto, e, na quarta colocação, o também deputado estadual Fernando Mineiro (PT), com 3,2%.

A atual prefeita Micarla de Sousa (PV) aparece na última posição, com 1,8%, na pesquisa estimulada, na qual é mostrada uma lista com nomes para que o eleitor indique sua preferência.

A rejeição à prefeita Micarla de Souza (PV) alcança 82,5%, segundo a pesquisa.

A pesquisa foi realizada pela empresa Consult, por encomenda do Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN), e ouviu mil eleitores entre os dias 7 e 10 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o protocolo RN-00020/2012 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O levantamento apresenta resultados similares à pesquisa realizada pelo instituto Certus, divulgada na última quarta-feira (6).

UOL Cursos Online

Todos os cursos