Em Curitiba, filho do apresentador Ratinho recebe apoio do PR, legenda alvo de 'faxina' de Dilma

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

O PR oficializou nesta segunda-feira (11) apoio à candidatura do deputado federal Ratinho Jr. (PSC) à Prefeitura de Curitiba. O apoio, acordado desde meados de abril, ratifica a candidatura do filho do apresentador do SBT, qua aparece até agora como a grande surpresa nas pesquisas divulgadas até o momento.

Ano passado, o senador Alfredo Nascimento (AM) foi afastado do cargo de Ministro dos Transportes por suspeita de corrupção. O PR tem como principal articulador o deputado federal Valdemar Costa Neto (SP), réu no processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).

Ratinho Jr. é o segundo colocado em pesquisa realizada pelo Ibope, na frente do atual prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato do governador Beto Richa (PSDB), e tecnicamente empatado com o ex-deputado Gustavo Fruet (PDT), apoiado pelo PT, do casal de ministros paranaenses Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações).

É também o primeiro anúncio oficial de apoio na corrida pela Prefeitura de Curitiba, após o início do prazo legal para realização de convenções partidárias, no último domingo (10).

Desde que Ratinho Jr. anunciou sua candidatura, cogitou-se nos bastidores que ele abriria mão da disputa em troca de um cargo de vice-prefeito na chapa de um dos principais adversários.

“(Esse tipo de boato) Faz parte do jogo político. Tentaram inviabilizar minha candidatura, inclusive indo atrás de partidos com quem busquei construir alianças”, disse, ao UOL. “O anúncio do apoio do PR mostra que minha candidatura sempre foi para valer. E, semana que vem, anunciaremos o apoio do PC do B, com a presença da [pré-candidata a prefeita de Porto Alegre e deputada federal] Manuela D'Ávila”, afirmou Ratinho.

O apoio do PR garante a Ratinho Jr. 1min40s de horário gratuito de televisão. “Com todas as alianças, devemos chegar a cinco minutos”, estimou.

'Terceira via'

Embora tenha reflexos imediatos na disputa pela prefeitura, a aliança entre PSC e PR também mira em 2014. “O PR tem uma certa independência aqui, tal qual o PSC (em relação aos governos federal e estadual)e já trabalhamos juntos em algumas cidades do Paraná. Então, estamos ratificando um projeto a médio e longo prazo, de fortalecimento de grupo”, explicou Ratinho.

“O plano é ser uma alternativa à polarização, no estado, entre PT e PSDB. Começamos por Curitiba, e queremos estar juntos em 2014 (quando há eleições para o governo do estado). Queremos ser a terceira via”, falou o deputado federal Fernando Giacobo, presidente estadual do PR.

Deputado federal em terceiro mandato, Giacobo foi reeleito em 2012 com 120 mil votos. Ele se orgulha de dizer que, quando assumiu o PR, encontrou um partido com 10 prefeitos e 67 vereadores eleitos e, em menos de um ano, ajudou a eleger 22 prefeitos e 201 vereadores. Em 2012, a meta é mais ambiciosa.

“Queremos eleger pelo menos 35 prefeitos e 400 vereadores”, anunciou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos