Para oposição no Recife, Humberto Costa é candidato "biônico", e PT terá de se explicar

Felipe Amorim e Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo

A decisão tomada pela Executiva Nacional do PT nesta terça-feira (5) em São Paulo, de impor Humberto Costa como candidato da legenda à Prefeitura do Recife em detrimento de João da Costa -- que havia vencido as prévias do partido --, foi vista pelos adversários como um desrespeito à democracia.

“Acho que o PT rasgou em definitivo e jogou no lixo a democracia. O Humberto Costa é um candidato biônico, da cúpula do PT”, disse Raul Jungmann, pré-candidato do PPS na capital pernambucana fazendo menção ao nome dado para os prefeitos indicados pela ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970.

Mendonça Filho, pré-candidato do DEM, afirmou que “o processo foi muito conturbado e antidemocrático. Há três meses que só se discute isso, enquanto que a cidade ficou em segundo plano. O PT brigando e Recife entregue à sua própria sorte”, afirmou.

“Nunca imaginei que eles iriam passar por cima da candidatura de João da Costa como fizeram. Ele saiu vencedor das prévias, a Executiva reconheceu a legalidade do processo dizendo que não houve fraude", afirmou Mendonça Filho. "Mas como a cúpula não ficou satisfeita, impôs a candidatura do Humberto de cima para baixo. Um desrespeito com o militante petista.”

Daniel Coelho,  pré-candidato do PSDB à Prefeitura do Recife, afirma que "um fato que vai inevitavelmente ser debatido é a maneira como se deu o processo de escolha. Agora a gente tem um candidato biônico, escolhido com intervenções externas. Eles [o PT] se tornaram os novos coronéis do asfalto”, diz.

O tucano afirma ainda que vai ser difícil para o Humberto se distanciar da administração do prefeito João da Costa. “O grupo dele governou junto o município, eles estão ligados.”

 

Rival do PT critica intervenção da Executiva Nacional no Recife

  • "O PT rasgou sua história de democracia", diz pré-candidato Raul Henry (PMDB)

UOL Cursos Online

Todos os cursos