Aécio Neves diz ser contra projeto que libera candidato "conta suja" nas eleições deste ano

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu nesta sexta-feira (25), em Belo Horizonte, a rejeição pelo Senado do projeto aprovado na última terça-feira pela Câmara dos Deputados, liberando os políticos com contas reprovadas em eleições passadas, os chamados “contas sujas”, a  participarem das eleições de 2012.

“Sou contrário à iniciativa e defenderei junto à bancada do PSDB a rejeição ao projeto. Sou favorável à decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de aplicação do dispositivo com rigor nas eleições deste ano”, disse o senador.

Estima-se que mais de 21 mil políticos, que tiveram as contas eleitorais reprovadas em eleições passadas, possam se valer do benefício em todo o País, caso o projeto de lei passe no Senado.

 

De acordo com a lei aprovada na Câmara, inclusive pela bancada do PSDB, a rejeição das contas agora só vai implicar na aplicação de multas, não havendo impugnação de uma eventual candidatura por conta disso.

O texto diz que “a decisão que desaprovar as contas sujeitará o candidato unicamente ao pagamento de multa no valor equivalente ao das irregularidades detectadas, acrescidas de 10%”. O único partido que votou contra na Câmara foi o PSOL.

Em março, representantes de 18 partidos liderados pelo PT foram em caravana ao TSE pedindo que reconsiderasse a decisão de barrar as candidaturas de políticos com contas rejeitadas.

Participaram da iniciativa contra o maior rigor do TSE, lideranças do PPS, PMDB, DEM, além do PT e PSDB.

O tribunal rejeitou o apelo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos