Candidato derrotado em prévia petista no Recife diz que disputa deve ser anulada

Gabriel Correia e Maria Denise Galvani

Do UOL, em São Paulo

O pré-canditado do PT à Prefeitura de Recife Mauricio Rands afirmou nesta quinta-feira (24) que espera que a prévia ocorrida no domingo, em que disputou e perdeu a indicação da legenda para o atual prefeito João da Costa, seja anulada pela executiva nacional do partido, que está reunida em São Paulo para discutir o tema e decidir se homologa o nome de Costa como candidato oficial a prefeito neste ano.

"Acho que a prévia deve ser anulada, mas não sei qual será o encaminhamento depois", afirmou Rands antes de entrar para a reunião da executiva, na região central de São Paulo.

"A novela acabou domingo quando os filiados votaram. Nosso principal argumento é a vontade dos filiados", disse Costa, também antes do início da reunião da executiva.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a escolha de Rands --que tem a preferência do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB)-- como candidato seria um fator decisivo para pavimentar uma aliança entre os dois partidos na disputa em São Paulo.

Nos bastidores, falava-se também sobre a adoção de uma terceira via com a escolha do nome do senador Humberto Costa, que participa da reunião nesta quinta-feira como informou nesta quarta-feira (23) o Blog de Jamildo.

Essa solução, além de agradar o bloco “lulista” em Pernambuco, também poderia atrair o apoio de Eduardo Campos.

Isso porque o senador petista é apontado como possível candidato à sucessão estadual em 2014.

Para o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco, a tendência é o partido se   acomodar nas próximas semanas em torno de um nome.

"O PT sai enfraquecido se o racha persistir, mas não acredito nessa possibilidade", diz.

Já Túlio Velho Barreto, cientista político e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, acredita que "o mal já foi feito" para a candidatura do PT.

"Parece que o PT está fazendo um esforço para perder as eleições ao se envolver nessa disputa fratricida, como aconteceu em Porto Alegre em 2004", afirma Barreto.

"As prévias são um instrumento democrático legítimo, o problema foi a maneira como elas foram conduzidas. Foi uma campanha pouco civilizada, houve muita agressão de parte a parte."

Prévias conturbadas

O impasse na escolha do candidato petista à Prefeitura do Recife teve seu último capítulo domingo (24), depois de uma acirrada campanha interna entre Costa e Rands.

Costa venceu as prévias do partido com uma margem apertada, de 51,9% dos votos, mas a vitória não foi homologada pelo PT nacional.

Às vesperas das prévias, uma guerra de liminares na Justiça de Pernambuco sobre o número de filiados aptos a votar inviabilizou a homologação do resultado.

O PT tem cerca de 33 mil filiados no Recife. Segundo o regulamento do partido para conveções e prévias, aprovado em dezembro de 2012, só podem votar militantes filiados à legenda há mais de um ano e que estejam em dia com o pagamento das mensalidades.

Lista

Na sexta-feira (19) anterior ao dia de votação, a executiva nacional da sigla entregou à Justiça Eleitoral uma lista contemplando 21 mil votantes; os votos de outros 12 mil filiados, que teriam pendências financeiras com a legenda, precisariam ser recolhidos separadamente.

No sábado (20), presidentes de oito das 13 zonas eleitorais do PT obtiveram na Justiça de Recife a reabilitação dos 33 mil filiados como votantes, ao sustentar que o diretório municipal havia quitado as obrigações financeiras dos militantes inadimplentes.

Rands chegou a obter no Tribunal de Justiça a cassação da liminar, reduzindo, novamente, o número de filiados aptos a votar para cerca de 21 mil, mas no dia da votação, pela manhã, o mesmo desembargador voltou atrás, sob a justificativa de que seria impraticável realizar a votação em separado.

Uma quarta decisão da Justiça, obtida por Rands na noite do domingo (20), reviu em parte a liminar anterior. Em decisão interlocutória, o desembargador determinou que “feita a apuração, o resultado da peleja só seja proclamado após a verificação da regularização de todos os filiados cujo pagamento da contribuição financeira, a tempo está sendo questionada.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos