DEM formaliza apoio a Serra; dirigente do partido prega união nacional com o PSDB

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

O Democratas formalizou nesta quinta-feira  (17) seu apoio oficial à candidatura do tucano José Serra à prefeitura de São Paulo. O evento realizado na Avenida Paulista contou com a presença de líderes do PSDB, como o governador Geraldo Alckmin, e do próprio Democratas, além de centenas de pessoas que apoiam a candidatura.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), afirmou ser necessária uma coligação nacional de seu partido com o PSDB para fortalecer a oposição ao governo Dilma Roussef (PT) nas eleições municipais de outubro. A legenda confirmou que a aliança se estenderá a outras capitais, como Salvador e Fortaleza.

“A oposição precisa se unir para o Brasil andar melhor”, afirmou o senador, que ressaltou a experiência de Serra como fundamental para encabeçar a chapa na capital paulista.

José Serra afirmou ainda que é cedo para falar de nomes para ocupar o cargo de vice na chapa. O tucano preferiu enaltecer a histórica parceria entre PSDB e Democratas, que teve início em 1994, na eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Na ocasião, o vice da chapa era Marco Maciel, então no PFL, partido que originou o atual DEM.

 

O discurso foi repetido por Rodrigo Garcia, um dos cotados ao cargo. "Esta questão não está colocada neste momento. O Democratas sempre vai reinvidicar um espaço do seu tamanho, mas ele quer, antes de tudo, contribuir com a candidatura de José Serra. Estamos convictos de que vamos ganhar essas eleições.

Alfinetada nos petistas

Em seu discurso, José Serra não perdeu a oportunidade de alfinetar o PT e reclamou do orçamento que recebeu da cidade em 2004, ao assumir a prefeitura em sucessão à petista Marta Suplicy. "Quando eu assumi, a conta-movimento da prefeitura tinha apenas 16 mil reais. Na época, a cidade tinha orçamento de 14 bilhões de reais, hoje é de 38 bilhões. Pode olhar assustado mesmo, ACM, que você pode encontrar 12 reais lá (Salvador)", disse ao brincar com o pré-candidato do DEM à prefeitura da capital baiana, atualmente governada por João Henrique Carneiro, do PP, aliado petista.

Democratas formaliza apoio a José Serra, mas vice da chapa segue indefinido

UOL Cursos Online

Todos os cursos