Globo não exibe propaganda do PT; TSE analisa recurso da legenda

Priscila Tieppo

Do UOL, em São Paulo

A Rede Globo não exibirá as inserções do PT nesta semana. De acordo com comunicado da Central Globo de Comunicação, a legenda do pré-candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, não apresentou a documentação das propagandas com a antecedência exigida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) --que analisa recurso do partido, feito sexta-feira (11).

Haddad pregará "renovação" em propagandas

"A TV Globo segue a determinação da Justiça Eleitoral para que os partidos entreguem a documentação dos programas partidários com o prazo de 15 dias de antecedência a sua exibição. O PT entregou a documentação no dia 09 de maio para exibição nos dias 15, 17, 19 e 22.  A regulamentação oficial é a mesma para todos, tanto que outros partidos não cumpriram o prazo e não tiveram exibição.  Caso a Justiça Eleitoral acolha um recurso do PT quanto às suas normas,  estamos prontos para exibir", disse a emissora, por meio de sua assessoria de imprensa, nesta terça-feira (15), primeiro dia em que as propagandas devem ser veiculadas em cadeia de rádio e TV.

O PT aguarda decisão do TSE a ser divulgada nesta terça-feira.

De acordo a assessoria nacional da legenda, a documentação foi enviada a outras emissoras de rádio e TV no mesmo prazo e que as elas não se negaram a transmitir a propaganda.

O advogado do partido, Márcio Silva, disse que houve um "mal-entendido" por parte da área de comunicação da legenda, que aguardava a definição do tempo das propagandas para avisar as emissoras e, por isso, perdeu o prazo exigido de 15 dias.

"Se o TSE julgar que a emissora está no direito dela de não transmitir e, de acordo com a lei, eles não estão obrigados, não há recurso", explicou o advogado.

Haddad disse na última segunda-feira (14) que acompanha "de longe" os desdobramentos do caso, mas que não entende que houve "desleixo do partido".

"Não haveria como avisar antes das inserções se ainda aguardávamos a decisão do TSE, estava sob júdice. Eu acho que seria bom para a democracia que a nossa mensagem fosse transmitida, já que ganhamos o direito na Justiça", afirmou, durante visita a um jornal de bairro de Santo Amaro (zona sul de São Paulo).

O pré-candidato disse, ainda, que gravou as inserções separado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e que não sabe se aparecerá ao lado dele.

 

"Eu gravei uma que seria com ele e outra sem. Nós não falamos juntos, eu digo uma frase e ele outra. Será como um jogral", disse. Sobre o tom adotado nestas propagandas, Haddad disse que pregará a renovação.

"Será no tom de que o Brasil está se renovando e a busca pelo novo", afirmou. Lula é o padrinho político de Haddad e foi responsável pela indicação do ex-ministro da Educação para a disputa deste ano.

UOL Cursos Online

Todos os cursos