Com 3% das intenções de voto no Ibope, Haddad diz que "eleitor não está atento ao processo eleitoral"

Do UOL, em São Paulo

Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, atribuiu o resultado da pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (9) à "falta de atenção" dos paulistanos à disputa pelo comando da capital paulista.

O petista registrou 3% das intenções de voto na pesquisa que mostra José Serra, pré-candidato do PSDB, com 31% das intenções de voto, em primeiro lugar da disputa. Celso Russomanno, do PRB, está na segunda posição, com 16%. Netinho de Paula (PC do B) aparece em terceiro, com 8%. Soninha Francine (PPS) obteve 7%.

  • 2989
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2012/enquetes/2012/05/09/a-entrada-de-lula-na-campanha-vai-ajudar-a-candidatura-de-fernando-haddad.js

Gabriel Chalita (PMDB) teve 6% das intenções de voto, e Paulinho da Força (PDT), 5%. Fernando Haddad (PT) aparece com 3%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Netinho, Soninha, Chalita, Paulinho e Haddad estão tecnicamente empatados. O Ibope entrevistou 805 pessoas entre os dias 3 e 5 de maio. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-00027/2012.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o ex-ministro da Educação dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff disse que "a pesquisa Ibope praticamente repete os números do Datafolha, de março, o que sugere que o eleitor ainda não está atento ao processo eleitoral".

O cientista político Carlos Melo, do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), corrobora, de certa maneira, a tese defendida pelo pré-candidato petista. “Os números são fiéis no que dizem respeito ao Serra e ao Russomanno, amplamente conhecidos do eleitorado paulistano. Mas acredito que não representam o total de potenciais eleitores do Haddad e do Chalita, que ainda são pouco conhecidos e vão crescer muito ao longo da campanha eleitoral”, afirma o cientista político.

Para o deputado federal tucano Ricardo Tripoli, os números da pesquisa são animadores para o PSDB. “O resultado é muito positivo e o Serra deve receber isto com humildade”, afirma o deputado.

“Demonstra que a população de São Paulo quer um prefeito com experiência, mas também com uma visão inovadora das coisas e que aceite desafios. O Serra tem esse perfil”, diz Tripoli. Ele concorria com José Serra à indicação do PSDB à candidatura do partido para a Prefeitura de São Paulo, mas foi derrotado nas prévias e declarou apoio ao ex-governador nesta segunda-feira (7).

Procurado pela reportagem do UOL para comentar o levantamento Ibope, Serra informou, por meio de sua assessoria, que não comenta pesquisas eleitorais.

Mais números

Carlos Gianazzi (PSOL) e Luiz Flavio Borges D'Urso (PTB) têm 1%. Levy Fidelix (PRTB) não pontuou.

Os brancos e nulos somaram 1%, enquanto 10% dos entrevistados não souberam responder.

Na última pesquisa Ibope feita em dezembro, Serra tinha 20% das intenções de voto, contra 14% de Netinho.

A pesquisa também mostrou como os eleitores avaliam as gestões do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para 21% dos entrevistados, a gestão de Kassab é ótima ou boa.

Outros 31% consideram a administração regular, e outros  39% avaliaram sua gestão como ruim ou péssima. Não sabem ou não responderam à pesquisa 2% dos entrevistados.

A gestão do governador Geraldo Alckmin foi avaliada por 42% dos entrevistados como boa ou ótima, e ruim ou péssima por 18%. consideraram sua administração regular 38% dos entrevistados, e outros 2% não souberam ou não responderam à pesquisa.


 

UOL Cursos Online

Todos os cursos