TRE do Rio amplia horário para eleitor regularizar título

Da Agência Brasil, no Rio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ampliou em duas horas o atendimento nas 249 zonas eleitorais do Estado. A medida só vale para hoje (8) e amanhã (9), últimos dias de emissão e regularização do título de eleitor para quem vai votar nas eleições municipais de outubro. A expectativa do TRE é que cerca de 50 mil pessoas procurem, nesta quarta-feira, os cartórios eleitorais, que ficarão abertos das 9h às 19h.

De acordo com o chefe de sessão de cadastro do TRE, Bruno Andrade, muitas pessoas deixaram para resolver a situação na Justiça Eleitoral nos últimos dias de prazo, por isso, a grande procura. “O volume de eleitores cresce muito. Aproximadamente 20% do que a gente atende em seis meses atendemos em dois dias. Então, estendendo o horário de atendimento assim acabar com as filas”, afirmou.

Andrade alerta que a pessoa com situação pendente na Justiça Eleitoral pode sofrer sanções importantes, como ficar impedida de tomar posse em cargos públicos e até de estudar em faculdades. “Um estudante que está na faculdade fica impedido de renovar sua matrícula, pessoa que queira pegar um empréstimo em uma instituição financeira pública fica também impedida”, finalizou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos