PMDB abre mão de candidatura própria e apoia reeleição de José Fortunati em Porto Alegre

Lucas Azevedo

do UOL, em Porto Alegre

O PMDB de Porto Alegre oficializou, na manhã desta segunda-feira, o apoio a José Fortunati (PDT), atual prefeito da capital, à reeleição. A aliança entre as duas siglas, que já havia sido votada pelos peemedebistas na sexta-feira, foi oficializada na sede do partido, com a presença de lideranças de ambos os lados.

Os detalhes da coligação serão definidos em uma reunião que está prevista para acontecer ainda nesta segunda-feira (7). Já o nome do vice na chapa, que deve ser o vereador Sebastião Melo (PMDB), será divulgado apenas na próxima segunda-feira (14).

"Considerando que o projeto em andamento na prefeitura de Porto Alegre, idealizado e liderado pelo PMDB, tem produzido obras e mudanças que implicam na melhoria da qualidade de vida da população, propomos o apoio do PMDB ao atual condutor deste projeto, prefeito José Fortunati, no pleito municipal de 2012, cientes da necessidade de nossa colaboração para aperfeiçoá-lo”, destacaram os peemedebistas na moção aprovada.

Decisão de apoiar PDT não foi unanimidade no partido

Até a semana passada, lideranças do PMDB nacional, como o senador Pedro Simon, defendiam uma candidatura própria, com o presidente estadual da sigla, Ibsen Pinheiro, como candidato.

Para o deputado federal Osmar Terra (PMDB), a aliança com os pedetistas enfraquece o seu partido. “Isso é bom para o Fotunati e muito ruim para o PMDB, que tinha um candidato ótimo, que era o Ibsen Pinheiro, com apoio do DEM, do PSDB e até do PP, que tinha se manifestado entusiasmado.  Mas as lideranças municipais escolheram ter uma posição subordinada”, afirma.

Com isso, segundo o deputado, o partido poderá regredir no âmbito estadual. “O PMDB vai com uma posição subalterna, que enfraquece o partido. Com as derrotas que o partido teve [nas últimas eleições] para governo do Estado e no Senado, com Germano Rigotto, teríamos a oportunidade de nos recuperamos no voto. Agora, algumas das maiores cidades gaúchas também deverão deixar de ter candidatos próprios, para seguirem o exemplo de Porto Alegre”, esclarece Terra.

Para o presidente municipal da sigla, vereador Sebastião Melo, ser protagonista não significa, necessariamente, ter um candidato a prefeito. Assim, as alianças que levaram o peemedebista José Fogaça à prefeitura de Porto Alegre, reeleito em 2008, serão mantidas. “Esta matéria vem sendo discutida há muito tempo, sobre qual papel o partido deveria apresentar nessa eleição. Optamos por continuar no projeto de governo do qual somos originários. Se o projeto está dando certo, então continuamos protagonistas, não tendo candidato a prefeito.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos