Rixa política na família Collor chega à segunda geração em Alagoas

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

  • Divulgação

    Fernando Lyra, que será candidato pela 1ª vez

    Fernando Lyra, que será candidato pela 1ª vez

A rixa da família Collor chegou à segunda geração em Alagoas. Filho do casal Thereza e Pedro Collor, Fernando Lyra Collor (PSD) iniciará, nas eleições de outubro, a caminhada na política com a pré-candidatura lançada a vice-prefeito do município de Atalaia (47 km de Maceió).  Pedro Collor era o irmão mais novo do senador Fernando Collor (PTB-AL) e morreu de câncer em dezembro de 1994. Lyra Collor irá enfrentar o candidato do partido do tio.

Antes mesmo do início da campanha, o senador Fernando Collor já mostrou que as denúncias do irmão --que o levaram a renunciar ao cargo há 20 anos-- estão longe de serem superadas. Pedro Collor foi responsável por uma série de denúncias de corrupção contra o irmão, então presidente da República, Fernando Collor. Por conta delas, o atual senador deixou o cargo em meio a um processo de impeachment instaurado pelo Legislativo.

Em entrevista à revista Veja, em 1992, Pedro acusou o tesoureiro da campanha do irmão, Paulo Cesar Farias, o PC Farias, de usar a amizade com Collor para enriquecer. Ele entregou um dossiê e apontou operações ilegais que envolviam o irmão e o tesoureiro.

Relembre a rixa entre Fernando Collor e seu irmão Pedro
Veja Álbum de fotos

Por falta de provas, Fernando Collor de Mello e PC Farias foram inocentados pela Justiça da acusação de corrupção passiva, em 1994.

O ex-presidente não demorou a visitar a cidade de Atalaia e manifestar irrestrito apoio ao candidato adversário da chapa do sobrinho. Nem o tio, nem o sobrinho, comentam sobre a briga familiar.

Ao invés de acompanhar o tio, o jovem Fernando preferiu seguir os passos do avô --o usineiro e deputado federal João Lyra (PSD)-- e se filiou ao partido recém-criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. João Lyra é o presidente do PSD em Alagoas e dá as cartas praticamente sozinho no partido no Estado.

Apesar da juventude, as marcas das desavenças entre seu pai e seu tio, há 20 anos, estão no sobrenome escolhido por Fernando para a carreira política. Ao invés do herdado pelo pai, o jovem usará o nome Fernando Lyra, dispensando o Collor, assim como fez a mãe.

Na cidade onde mora e trabalha como administrador da usina Uruba, pertencente ao grupo João Lyra, a disputa pela prefeitura promete ser acirrada. Fernando Lyra será candidato na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Zé do Pedrinho (PSD).

Eles vão enfrentar Rodrigo Vigário (PTB), primo do atual prefeito, Chico Vigário (PTB).

Rodrigo Vigário afirmou ao UOL que, embora Collor apoie seu nome, a rivalidade com Fernando Lyra nunca foi discutida com o senador por Alagoas.

“A minha candidatura não é contra uma pessoa, mas sim a favor de milhares de pessoas. O senador nunca fez qualquer referência ao seu sobrinho, muito menos a qualquer insinuação no sentido de vingança. Não acredito que o senador tenha esse sentimento com relação ao seu sobrinho”, disse.

Para fugir de polêmicas, Fernando Lyra prefere não conversar com jornalistas –especialmente os da imprensa nacional. Durante uma semana, o UOL tentou falar com ele. Assessores chegaram a prometer que Lyra daria uma entrevista, mas acabaram não o convencendo a sequer responder o e-mail encaminhado com questionamentos sobre sua posição política e sobre as desavenças com o tio.

"Jeitoso"

Pessoas ligadas a Fernando Lyra dizem que ele foi aprovado pelo avô como um dos sucessores eleitorais e tem talento para a política. 

“O comportamento dele é de muita colaboração, de engajamento. Fernando é muito jeitoso com o diálogo, não é uma pessoa fechada e é muito atencioso com as pessoas. É um menino de jeito para a política”, disse o coordenador do PSD em Alagoas, Nilton Lins.

Segundo Lins, Fernando está participando de forma proativa dos encontros do PSD pelo interior de Alagoas.

“Ele é um cara jovem, mas que participa e está antenado com tudo. Há duas semanas, por exemplo, ele participou de um congresso em Olho D'Água das Flores [no sertão], que não tem nada a ver com a cidade dele. Ou seja, ele está interessado e tem tudo para crescer”, afirmou.

Tio adversário

Atalaia está longe de ser uma das cidades mais influentes na política do Estado, o que não impediu o senador Fernando Collor de fazer uma visita ao município, logo após o anúncio da pré-candidatura do sobrinho.

A ida à cidade foi para garantir apoio ao adversário do sobrinho. Collor, ressalte-se, faz raras visitas a Alagoas e só aparece no Estado que o elegeu como senador durante viagens rápidas e com objetivo específico. O ex-presidente participou da inauguração da sede do PTB de Atalaia, no dia 14 de abril.

“Continuo junto com o Chico Vigário, continuo trabalhando com ele e, agora, com o Rodrigo, que é o presidente do PTB Jovem de Alagoas e que terá muito a dar e oferecer. Feliz uma cidade que têm uma pessoa como ele", afirmou Collor em seu discurso, segundo informou o blog oficial do PTB em Atalaia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos