Sem acordo, PT adia mais uma vez escolha de vice para Márcio Lacerda em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Carlos Eduardo Cherem/UOL

    Deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG)

    Deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG)

Sem acordo, o  PT de Belo Horizonte resolveu adiar de novo a escolha de um nome que será indicado como vice na chapa do atual prefeito Márcio Lacerda (PSB), que concorrerá à reeleição.

Em reunião marcada para esta quarta-feira (25), o partido formalizou uma nova data para a escolha, entre os dias 20 e 27 deste mês.

Segundo o deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do diretório estadual do partido em Minas Gerais, a busca é pelo consenso.

"Não encontramos ainda no partido a unidade que buscamos. Não iremos escolher um nome que acumule força política e mérito. Queremos um nome que possa unir as diversas forças que compõem o PT", afirmou Lopes.

O deputado disse que, além de sete prováveis nomes na disputa, nesta semana, o ex-deputado federal Virgílio Guimarães lançou mais um: o do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo Campos Valadares, para ser candidato a vice, embolando a disputa já acirrada.

Valadares ocupa o cargo de secretário há duas décadas, desde 1993 quando foi nomeado pelo ex-prefeito Patrus Ananias.

"Vamos continuar buscando o consenso."

Com a articulação de Virgílio Guimarães, agora, são oito os pretendentes à candidatura de vice.

Além do deputado federal Miguel Corrêa Júnior, do deputado estadual André Quintão, do deputado estadual Paulo Lamac, o próprio deputado Reginaldo Lopes é candidato, no campo político.

Na área técnica, disputam a indicação o procurador geral do município, Marco Antônio Rezende, o secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Paulo Bretas, e o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas.

Vereadores do PSB

Se não bastassem os problemas e as divisões no PT, o prefeito Márcio Lacerda, agora, encontra resistência no seu próprio partido.

Os pré-candidatos a vereador do PSB não querem fazer a coligação proporcional (para a eleição para a Câmara) com o PT, considerada uma chapa bem mais forte.

Esse ponto, além da indicação do nome do vice e do veto político ao PSDB, foi uma das exigências do PT para apoiar a reeleição do prefeito. 

Atualmente, a legenda tem somente dois vereadores na Câmara da capital mineira: o vice-presidente da Casa, Alexandre Gomes, e o vereador Fábio Caldeira.

"Não vamos aceitar a coligação proporcional. Não é recomendável", afirmou um vereador da legenda socialista.

PMDB

O grupo político do ex-governador de Minas Gerais, deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG), e do ex-ministro Hélio Costa, lançou o nome do deputado estadual Sávio Souza Cruz como pré-candidato do PMDB para a disputa na capital mineira.

O deputado estadual ainda teria a simpatia da dissidência do PT, que defendia candidatura própria e, agora, se nega a aceitar a coligação com Lacerda.

O outro nome colocado, o deputado federal Leonardo Quintão, presidente do diretório municipal do partido, disputou o segundo turno das eleições de 2008 na capital mineira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos