Sete nomes disputam indicação para vice na chapa de Lacerda em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Rayder Bragon/UOL

    Militantes durante encontro do PT de Belo Horizonte

    Militantes durante encontro do PT de Belo Horizonte

O PT de Belo Horizonte realiza novo encontro, neste domingo (29), dessa vez para escolher o nome do candidato a vice-prefeito, que vai compor a chapa para reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), e os pré-candidatos a vereador. Sete nomes disputam a indicação do partido. Quatro deles são nomes de políticos e, outros três, técnicos.

Os nomes mais lembrados são os do deputado federal Miguel Corrêa Júnior, ligado ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior), e do deputado estadual André Quintão, do grupo do ex-ministro Patrus Ananias.

O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do diretório estadual do partido, e o deputado estadual Paulo Lamac, completam a lista de nomes de possíveis candidatos a vice do campo político.

Acredita-se que, se houver disputa, por serem nomes técnicos, o procurador-geral de Belo Horizonte, Marco Antônio Rezende, o secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Paulo Bretas, e o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, poderão ser beneficiados.

“Vamos evitar a disputa e encontrar um nome de consenso. Vamos buscar, inclusive, que os defensores da candidatura própria participem do processo de escolha do nome do candidato a vice. A posição do (vice prefeito ) Roberto Carvalho e do (deputado estadual) Rogério Corrêa em relação aos tucanos é a mesma que temos: queremos distância.

Entretanto, eles sabem que não podemos criar empecilhos para o Márcio (Lacerda)”, afirmou Reginaldo Lopes.

Por duas vezes, em encontros do partido, em março e abril, o grupo autodenominado “PT Coerente”, liderado por Corrêa e Carvalho, tentou fazer com que o PT tivesse candidatura própria. Perdeu por 6X4, nas duas vezes.

Não se conformou e, esta semana, o grupo manteve a exigência de não participação do PSDB na coligação de Lacerda, ameaçando apoiar a candidatura do PMDB, e dizendo que não participa da escolha do vice.

“O Rogério (Corrêa) e o Roberto (Carvalho) devem ter uma posição de resistência. Não de desistência. Eles sabem o constrangimento que também sentimos em participar de uma coligação com os tucanos. O Márcio (Lacerda) terá dois palanques nas eleições. Não nos misturamos aos tucanos, mas não poderíamos deixar a coligação do PT/PSB”, disse o presidente do diretório estadual.

Miguel Corrêa Júnior

Miguel Corrêa Júnior é formado em história e atuou no movimento estudantil secundarista de Belo Horizonte. Em 2004, foi eleito vereador na cidade.

Dois anos depois, elegeu-se deputado federal e, agora, cumpre seu segundo mandato. Ouvidor geral da Câmara dos Deputados, pertence ao grupo político do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior).

André Quintão

André Quintão, sociólogo e assistente social, foi o primeiro chefe de gabinete do então prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias, em 1993. Depois disso, ocupou a secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Foi eleito vereador na cidade em 1997. Em 2003, tomou posse como deputado estadual em Minas Gerais, e, hoje, está no terceiro mandato.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos