Ao VivoAcompanhe as repercussões e análises do debate

Acompanhe pelo:
  • Vídeo
  • Álbum de fotos
  • Eleições 2012 55246
  • São Paulo 5106

Direto da Redação

  • Vídeos
  • Imagens
  • Infográficos
  • Todos

Acompanhe mais notícias sobre as eleições municipais

Leia Mais

O UOL encerra sua transmissão ao vivo do debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo

- Marco Antonio Teixeira

Teixeira diz que ficou surpreso com o bom nível do debate. Disse que os candidatos subiram o tom, mas sem serem agressivos

- Reinaldo Polito

Polito destaque que o tema "kit-gay" não apareceu no debate embora tenha sido alvo de polêmica neste segundo turno

- Reinaldo Polito

Reinaldo Polito é mestre em ciências da comunicação, palestrante e professor de expressão verbal

- Marco Antonio Teixeira

Marco Antônio Teixeira é cientista político e coordenador do curso de administração pública da FGV (Fundação Getúlio Vargas)

- Marco Antonio Teixeira

"O mensalão trouxe ao PT uma janela de oportunidades". Segundo Teixeira, o julgamento deu a oportunidade de o partido lançar caras novas nas eleições. Dilma, em 2010, deu início a isso. "O mesalão no PT criou a oportunidade de renovação no partido"

- Marco Antonio Teixeira

Para Teixeira, a diferença nas pesquisas é um balde de água fria nas militância do PSDB

- Reinaldo Polito

Polito, que dá aula de como falar em público, diz que nunca teve tantos candidatos como alunos como nesta eleição

- Reinaldo Polito

"O Serra foi mais agressivo, mas não foi mal-educado." Polito também avalia que Haddad foi bem no debate

- Reinaldo Polito

"Não dá para virar esse jogo", diz Polito sobre as chances de Serra ganhar a eleição

- Reinaldo Polito

Polito especula que Serra recebeu o resultado das pesquisas durante o debate. Ele avalia que o tucano mudou o tom de sua fala durante o terceiro bloco. Serra deixou de atacar e fez mais propostas, como a do Bilhete Único de seis horas

- Reinaldo Polito

Segundo, Polito a nacionalização da campanha em São Paulo não aconteceu

- Marco Antonio Teixeira

Para Teixeira, a rejeição de Serra está alta por conta da má avaliação da gestão do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD)

- Marco Antonio Teixeira

Teixeira diz que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) está sendo solidário com o Serra e lembra que, nas eleições de 2008, o oposto não aconteceu

- Marco Antonio Teixeira

"São Paulo tem dois candidatos à sua altura"

- Reinaldo Polito

Para Polito, o debate teve ataques, mas sem baixaria

- Marco Antonio Teixeira

Ao comentar as pesquisas que saíram durante o debate, Teixeira diz a preocupação de Serra deve ficar na taxa de rejeição, que está em 52%

Datafolha e Ibope mostram vantagem de Haddad em São Paulo

Leia Mais

- Marco Antonio Teixeira

Para Teixeira, o debate foi equilibrado e chegou a ter momentos de tensão. Ele avalia que Haddad tentou vincular Serra à gestão Kassab. Já o tucano tentou colar no petista o tema mensalão

Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirma que a parceria entre SBT e UOL foi um sucesso, pela união de meios. "Foi uma discussão de alto nível"

Rodrigo Flores, diretor do UOL, diz que o horário foi uma grande vantagem para o espectador, que poderia acompanhar tanto pela televisão quanto pela internet

- Carlos Nascimento

O apresentador afirma que todos os temas importantes para o eleitor foram abordados no debate

- Carlos Nascimento

Carlos Nascimento diz que a principal característica do debate é o horário em que foi realizado. "É uma experiência nova"

- José Serra

Serra volta a apresentar propostas, como passar o tempo do bilhete único de três para seis horas

- José Serra

José Serra diz que o debate ajudou na comparação entre os candidatos

- Fernando Haddad

Haddad afirma que muitas pessoas que não puderam acompanhar os primeiros debates, conseguiram fazer isso agora

- Reinaldo Polito

Para Polito, Serra usou a tática de não responder às perguntas de Haddad e fazer propostas no lugar e se saiu bem. Polito avalia que Serra foi melhor que Haddad, embora o petista também tenha ido bem

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), chegou ao debate apenas no início do último bloco

- Carlos Nascimento

Carlos Nascimento encerra o debate SBT UOL

- José Serra

"Não vou governar para patotas, para partidos, para grupos, não vou lotear a máquina da Prefeitura, não vai ter desempregado de mensalão no meu governo"

- José Serra

"Toda vida eu me dediquei a causa pública numa perspectiva: Resolver problemas econômicos e sociais, e fiz isso ao longo da minha vida, com ficha limpa, ou seja, combinando realização com passado limpo, que é uma questão fundamental, inclusive para a cidade"

- Fernando Haddad

"Sempre fiz propostas, nunca ofendi ninguém, nunca ofendi o prefeito Kassab, nunca ofendi o candidato José Serra. Discuti a gestão"

- Fernando Haddad

"Fiz até aqui uma campanha propositiva, fui o primeiro candidato a apresentar um plano de governo com metas, que está disponível no meu portal"

- Carlos Nascimento

Os candidatos agora terão um minuto para fazer suas considerações finais

- José Serra

"O PT é assim, o PT, quando tem um aliado, esse aliado é santo, pode ser o Collor, Maluf, pode ser quem for, quando está contra, aí é o diabo"

- José Serra

"O Fernando Haddad, o próprio Lula, procuraram o Kassab para pedir apoio na Prefeitura, como não os apoiou, virou capeta"

- Fernando Haddad

"Eu fico sem saber se o Kassab é da situação, da oposição, porque ele não se manifesta em relação à gestão Kassab, ele toma distância da gestão Kassab ao, por exemplo, não dizer por que o prefeito vetou dois projetos tão importantes que agora vocês querem recuperar"

- Fernando Haddad

"Quem aprovou na Câmara dos Vereadores a bolsa-creche, que o Serra inventou nessa última semana de campanha, foi outro vereador do PT, Arselino Tatto, e o Kassab vetou"

- Fernando Haddad

"Eu estou com dados da secretaria de habitação, dados oficiais, mas já que ele respondeu outra coisa, o que tem enchente com ensino técnico no contexto em que eu perguntei?"

- Fernando Haddad

"Você viu que eu perguntei sobre enchente, ele me falou de um tal de bilhete amigão, ninguém sabe o que é, eu perguntei de moradia, ele não respondeu"

- José Serra

"Que é a criação do Protec, na campanha presidencial eu propus o Protec, perdi a eleição, o governo federal pegou, mudou o nome, só que não implantou, como sempre faz-se iniciativas com saliva e papel"

- Reinaldo Polito

Segundo o Polito, o tom coloquial do Haddad demonstra naturalidade na fala, aquele exemplo de “político fabricado” é coisa do passado. E esse tom mais leve aproxima o candidato do eleitor. O Serra também está sendo informal, só que na maneira de falar, e não nas palavras

- José Serra

"Eu queria aproveitar este tempo, porque temos mais tempo para adiante, para falar de outra iniciativa que nós vamos adotar na cidade de São Paulo"

- Fernando Haddad

Haddad pergunta para Serra quais suas propostas para a habitação

- Fernando Haddad

"Eu fiz uma proposta muito concreta, não é o uso da bicicleta por trinta minutos não, você vai ter três horas para usar a bicicleta para chegar a um terminal de transferência ou a uma estação de trem e de metrô"

- Fernando Haddad

"Repare que o candidato Serra está sempre se referindo a administrações passadas, nunca olhando para o futuro, nunca fazendo a divisão entre o que eles fizeram em oito anos e o que ele pretende fazer em quatro"

- José Serra

"Mas em relação às bicicletas, eu quero dizer o seguinte, nós fizemos 50 bicicletários, que são a base do uso da bicicleta, nós fizemos, como eu disse, 200 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e rotas, inclusive um programa bike São Paulo"

- José Serra

"Me lembro que quando houve uma enchente em São Paulo na administração do PT a prefeita estava na Europa passeando. Esta é, talvez, a coisa mais significativa que existe a respeito de ação do PT nas enchentes de São Paulo"

- Mauricio Stycer

Audiência às 19h07 Globo 19.6, Record 8.1, SBT 5.6, Band 5.2.

- Fernando Haddad

"Eu vou integrar a bicicleta ao bilhete único, você vai ter uma série de bicicletários espalhados pelo território do município, bicicletas públicas, compradas com dinheiro público"

- Fernando Haddad

"Agora nós temos os ônibus padronizados pelo Inmetro, com toda a segurança, substituindo o velho pau de arara, temos os barcos para a região norte, transporte pluvial é muito importante na região e agora temos as bicicletas"

- Fernando Haddad

"No que diz respeito a bicicleta, também, fui o primeiro ministro da Educação a incorporar a bicicleta no programa de transporte escolar"

- Fernando Haddad

"Nós [PT] em quatro anos, entregamos nove piscinões, vocês em oito entregaram dois. Perdão, três, um em parceria com o governo do Estado"

- Fernando Haddad

Haddad volta à questão de combate às enchentes

- José Serra

Serra pergunta a respeito das propostas de Haddad para as ciclovias

- José Serra

"E nos próximos anos nós vamos despoluir mais cem córregos, esta é a minha meta"

- José Serra

"Na questão específica da pergunta que eu deixei para responder agora,eu quero dizer o seguinte, há mais de dois anos não tem vítimas por enchente em São Paulo"

- Fernando Haddad

"Não consigo compreender sua resposta, eu pergunto de enchente e você responde uma coisa que nem sei direito o que é, bilhete amigão, responda sobre enchente"

- Fernando Haddad

"Serra, humildemente, fiz uma pergunta sobre enchentes, perguntei o seu plano de enchentes, você falou do bilhete amigão? Que é uma coisa que você inventou de última hora para enfrentar o debate sobre transporte na cidade"

- José Serra

"Agora, a questão básica ainda que eu quero mencionar, aproveitando esse tempo, é que nós vamos criar em São Paulo o bilhete único de seis horas, nós vamos duplicar o tempo de duração do bilhete único"

- José Serra

"Eu disse que nós temos que ter um atendimento individualizado para aqueles que possam vir a praticar violência dentro da escola, porque a violência existe e é um problema bastante sério"

- José Serra

Serra diz que, já que não lhe foi concedido direito de resposta, que a afirmação que Haddad lhe atribuiu em entrevista à CBN é falsa

- Fernando Haddad

Haddad pergunta quais as propostas de Serra para as enchentes

- Fernando Haddad

"Eu gosto da rede Luci Montoro, não tenho problema nenhum em relação a isso, mas também gosto da parceria com a AACD que não está recebendo do Governo do Estado pelos atendimentos que faz"

- Mauricio Stycer

Haddad irônico: "O seu desconhecimento sobre São Paulo é grande. O desconhecimento sobre o Brasil eu já conhecia. Você chamou o Brasil de Estados Unidos do Brasil"

- Fernando Haddad

"O seu desconhecimento em relação a São Paulo é grande"

- Mauricio Stycer

"O candidato não respondeu" é uma espécie de bordão em debate, usado livremente pelos dois candidatos em réplicas.

- Mauricio Stycer

O governador Geraldo Alckmin acaba de chegar ao debate, com uma hora depois do seu início

- José Serra

"Quando nós assumimos a prefeitura, tinham só 300 ônibus com acessibilidade, herança do governo do PT, hoje isso chega a 8.000"

- José Serra

"O candidato Haddad não respondeu a questão da rede Luci Montoro, dos núcleos integrados de reabilitação, que são 31, da Prefeitura, a rede Luci Montoro é do Estado. Nós vamos integrar, inclusive com acompanhamento, qualificação das pessoas, criar uma verdadeira rede na cidade"

- Fernando Haddad

"Fiz uma coisa inédita no Brasil, fala que eu sou contra parcerias, mas incluí as APAE! Antigamente não havia financiamento público para APAE! O custeio dessas entidades ficava prejudicado porque elas não eram consideradas instituições públicas e na minha gestão eu passei a considerá-las como instituições públicas"

- Fernando Haddad

Haddad afirma que existem hoje em São Paulo cerca de 15 mil crianças com deficiência que não frequentam a escola

- Fernando Haddad

Haddad afirma ter ficado feliz com a pergunta e lembrou que foi responsável por todas as crianças e jovens, inclusive as com deficiência

- José Serra

José Serra pergunta qual será a política de Haddad para as pessoas com deficiência

O pedido de direito de resposta ao candidato José Serra foi negado

- Reinaldo Polito

Os candidatos estão muito bem preparados, pois em nenhum momento foram censurados por esgotar o tempo. É como se eles tivessem um cronômetro na cabeça, estão organizando as respostas dentro do tempo estipulado

- Carlos Nascimento

Carlos Nascimento inicia o terceiro e último bloco do debate

Pesquisa Ibope divulgada nesta noite aponta Fernando Haddad com 49% das intenções de voto; José Serra vai a 36%

- Reinaldo Polito

Para Polito, Haddad é mais rígido e Serra transmite estar mais relaxado

Pergunta escolhida pelo internauta, sobre corrupção, gera princípio de bate-boca entre convidados dos partidos na plateia

- Marco Antonio Teixeira

"Aumenta a temperatura do debate. O Serra puxou o assunto mensalão e Haddad, o assunto Aref"

José Serra pede direito de resposta sobre a questão do crack, o que será analisado neste intervalo

- Carlos Nascimento

Carlos Nascimento chama o segundo intervalo

- Fernando Haddad

Haddad cita uma entrevista dada por José Serra, que disse que iria monitorar quem tem propensão a consumir drogas

- Mauricio Stycer

Candidatos provavelmente serão informados agora, no intervalo, do resultado da mais recente pesquisa Ibope...

- José Serra

"Eu vou intensificar a educação a respeito dos riscos da droga, como fiz com o cigarro no Brasil, que abriu caminho para uma mudança nessa área"

- José Serra

"Se é para falar de governo federal, o governo federal liberou apenas 8% do seu orçamento para o Brasil inteiro voltado a recuperação de dependentes químicos, não fez praticamente nada"

- Fernando Haddad

"A presidente Dilma tinha recém lançado um programa de combate ao crack, mas o governo desconsiderou a proposta de parceria e meteu os pés pelas mãos"

- Fernando Haddad

"Por que foi um desastre? Porque não houve articulação entre o governo estadual, governo municipal e governo federal"

- Fernando Haddad

"Em relação à cracolândia, acho que em primeiro lugar é preciso fazer um balanço da ação que foi feita, ação desastrada, com vários de nós, candidatos do primeiro turno, apontamos"

- José Serra

Serra pergunta qual será a política de Haddad em relação ao crack

- José Serra

"Você que mora em Cidade Tiradentes, sabe. Você que mora no Jabaquara, que mora em Paraisópolis, sabe que está sendo construído o monotrilho, que é metrô aéreo, que vem de Congonhas até o Morumbi"

- Fernando Haddad

"Desde que o Serra renunciou ao Governo, não há um único tatuzao escavando linha nova de metrô na cidade de São Paulo. Nem a linha cinco, que deu o escândalo da licitação conhecido e a justiça mandou bloquear porque as empresas entraram em conluio. A linha seis sequer foi licitada"

- Fernando Haddad

"Não tem havido investimento em transporte público na Cidade de São Paulo"

- José Serra

"Hoje tem quatro linhas em andamento sendo construídas, o que se deve em parte à ajuda da própria prefeitura e esta parceria com o Alckmin vai continuar"

- José Serra

"Quanto à questão do transporte, a prefeitura pela primeira vez investiu no metrô um bilhão de reais, a prefeitura anterior tinha investido um real."

- José Serra

"Eu, eleito prefeito, vou fazer mais 30 AMAs especialidades, de tempo integral, de 24 horas, mais 17 AMAs de especialidades, para aumentar a oferta de serviço, que hoje, pela primeira vez, eu vejo que aqui o papel das AMAs é reconhecido"

- Mauricio Stycer

"Haddad sobe o tom em tréplica a Serra sobre a questão das filas nos hospitais e cita secretário de Kassad acusado de desvio de verbas de merendas."

- José Serra

Serra começa sua resposta voltando à questão anterior, sobre saúde

Atualização em 20s

UOL Cursos Online

Todos os cursos