02/11/2010 - 09h06

Dilma adia folga para reunir-se com aliados em Brasília

Maurício Savarese
Enviado especial do UOL Eleições
Em Brasília
Embora tivesse viagem para Porto Alegre prevista para esta terça-feira (2), a presidente eleita Dilma Rousseff só seguirá para a capital gaúcha depois de receber aliados na capital federal, em sua casa. A informação é da assessoria de imprensa da petista.
 
Na segunda-feira, primeiro dia de Dilma como sucessora eleita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela recebeu o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o secretário-geral do partido, José Eduardo Cardoso, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, e seus coordenadores de campanha Marco Aurélio Garcia e Antonio Palocci, entre outros.
 
Dilma recebeu flores e também a visita do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que acabou barrado na entrada. Ela atendeu telefonemas de líderes internacionais, como os presidentes dos EUA, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, do Chile, Sebastián Piñera, e do México, Felipe Calderón.
 
A presidente eleita deve passar alguns dias na capital gaúcha com sua filha, Paula, e seu neto, Gabriel, nascido durante a campanha que a levou à vitória sobre José Serra (PSDB). Na semana que vem, a eleita deve seguir em viagens para o exterior onde aparecerá ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
A primeira parada deve ser em Moçambique. A segunda, em uma reunião do G20 – composto por países ricos e nações em desenvolvimento – na capital sul-coreana, Seul. Dilma e Lula viajarão em aviões separados, dizem aliados da petista. A prática é recorrente no caso de presidente e vice, que nunca ficam no mesmo avião.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host