01/11/2010 - 21h34

Dilma diz que discutirá saúde e segurança com governadores no início de seu governo

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Em entrevista concedida na noite desta segunda-feira (1) ao Jornal Nacional, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) deu sinais de quais serão suas prioridades assim que assumir o governo. "Pretendo nos primeiros dias [de governo] fazer uma reunião com os governadores sobre saúde e segurança", disse Dilma.


Ela também afirmou preferir anunciar "em blocos" os integrantes de seu ministério. "Não pretendo fazer anúncios fragmentados, espalhados ou individualizados", afirmou ela, sem especificar nenhum nome.

"Vamos fazer uma transição de dois tipos: uma transição técnica, avaliando os aspectos técnicos, e paralelamente faremos uma transição politica", disse ela. "Teremos que ver a composição politica do novo governo. Vou me esmerar para que o critério de escolha dos ministros e funcionários de alto escalão seja esse [técnico]", completou.

Durante a campanha, Dilma ouviu com frequência do candidato derrotado José Serra que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticava "loteamento" de cargos públicos.

A ex-ministra-chefe da Casa Civil acompanhou, de um estúdio da Rede Globo em Brasília, reportagens sobre seu passado e trajetória política. Ela falou sobre como foi indicada por Lula para sucedê-lo na disputa ao Palácio do Planalto.

"Eu nunca imaginei ser presidente da República. Eu sempre fui uma servidora pública", disse. "A primeira reação que eu tive foi de achar que não era muito por ali. E dali aos poucos eu fui me convencendo", afirmou Dilma.

Esta foi a segunda entrevista de Dilma após vencer as eleições. A primeira havia sido veiculada minutos antes pelo Jornal da Record, concorrente da Rede Globo. Em 2002, quando venceu a disputa presidencial pela primeira vez, Lula deu sua primeira entrevista como presidente eleito à emissora carioca.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host