31/10/2010 - 23h19

Sarkozy é o primeiro a parabenizar Dilma, e Chávez dá boas-vindas "ao clube"

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Confirmada a vitória da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência, líderes mundiais começaram a enviar seus parabéns a petista.

O primeiro a fazer foi o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que menifestou suas “cálidas felicitações” a Dilma, em um comunicado emitido pelo Eliseu logo após a divulgação dos resultados oficiais.

Para Sarkozy, a eleição de Dilma reflete o "reconhecimento do povo brasileiro pelo considerável trabalho feito pelo presidente Lula para fazer do Brasil um país moderno e mais justo".

O presidente francês afirmou ainda que "França e Brasil compartilham os mesmos valores e uma visão comum do mundo".

Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, expressou sua satisfação pela vitória Dilma Rousseff dando-lhe as boas-vindas "ao clube" e afirmando que ela se tornará "uma gigante".

"Vou mandar este beijo para a minha querida Dilma", disse Chávez, ao encerrar a transmissão de seu programa dominical “Alô, Presidente”.

"Você veio de longe, companheira, eu te conheço. Sabemos de onde você vem, das batalhas pelo Brasil, das batalhas duras. Uma mulher de grande índole, uma mulher patriota", continuou Chávez.

Argentina

Em nota, o governo argentino, liderado por Cristina Kirchner, declarou que o triunfo de Dilma "decreta a continuidade das políticas que vêm sendo desenvolvidas tanto no Mercosul como na Unasul para o bem-estar de nossos povos e de toda a comunidade latino-americana".

O chanceler argentino, Héctor Timerman, disse através de sua página na rede social Twitter que entrou em contato com o assessor para Assuntos Internacionais do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, para falar sobre a vitória de Dilma.

"Da tristeza da quarta-feira à alegria do domingo", afirmou o chanceler argentino, lembrando o falecimento do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner.

Portugal

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, felicitou Dilma e se mostrou seguro de que seu mandato constituirá "uma renovada oportunidade" para aprofundar as relações bilaterais.

Em mensagem, Cavaco transmite as "mais efusivas felicitações" em seu nome e em nome do povo português, e deseja à governante recém eleita "o maior sucesso" no exercício de suas funções.

Espanha

O primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, enviou telegrama à Dilma parabenizando-a pela vitória nas eleições e se comprometendo a seguir trabalhando para que relação bilateral entre Brasil e Espanha continue "magnífica".

El Salvador

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, expressou sua "alegria" pelo triunfo de Dilma e parabenizou o povo brasileiro por "uma nova mostra de maturidade democrática".

"Em meu nome da primeira-dama da República, minha querida esposa Vanda, e o do meu filho Gabriel, que é também cidadão brasileiro, assim como em nome do povo e do governo de El Salvador, envio nossas felicitações e mostras de afeto", diz Funes em nota oficial.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host