31/10/2010 - 08h48

Dilma diz que eleição abre nova etapa da democracia brasileira

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Enviado especial a Porto Alegre

Líder nas pesquisas de intenção de votos, a candidata do PT à Presidência Dilma Rousseff afirmou neste domingo (31) que a votação de hoje abrirá um novo momento da política nacional e que, se eleita, governará com a coalizão a que impulsionou sua chapa. Antes de um café da manhã com jornalistas e aliados, em um hotel na capital gaúcha, Dilma disse também que os eleitores são “senhores” do processo de direção do país.

“A partir de amanhã, começa uma nova etapa da democracia brasileira”, afirmou a petista, que, de acordo com as pesquisas, tem cerca de 10 pontos percentuais de vantagem sobre seu rival, o tucano José Serra.

A presidenciável afirmou que, se vencer, fará uma gestão no “sentido republicano, para incluir todos”, mas indicou que governará com seus aliados na campanha – entre eles, o PMDB do vice na chapa da petista, Michel Temer, PSB, PR e PDT, que elegeram bancadas expressivas no Congresso.

Dilma chegou ao hotel acompanhada do governador eleito do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT) e do ex-prefeito de Porto Alegre Alceu Collaris (PDT), que deu à petista seu primeiro cargo na administração pública como secretária de Finanças da capital gaúcha no fim dos anos 80.

No hotel, Dilma ouviu partidários cantando sua homenagem “ela é mulher, ela é guerreira, eu quero Dilma presidente brasileira”.

A presidenciável prometeu "devolver em dobro" o carinho que recebeu dos eleitores em todas as regiões do País. Ela também citou a reconstrução de sua vida no Rio Grande do Sul apesar da origem mineira. "É um bálsamo para o espírito e para a alma encerrar esta campanha com companheiros e amigos de coração".

Depois de votar a candidata segue para Brasília, onde deve acompanhar a apuração dos votos ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros aliados no Palácio da Alvorada.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host