27/10/2010 - 19h08

Serra minimiza licitação suspeita em SP e levanta dúvida sobre leilão de Belo Monte

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Enviado ao Recife

Resultado de licitação do metrô de SP já era conhecido antes

Em visita à capital pernambucana, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, minimizou nesta quarta-feira (27) as suspeitas sobre uma licitação do metrô paulistano cujo resultado era conhecido seis meses atrás, quando ele ainda ocupava o Palácio dos Bandeirantes. Em entrevistas a rádios locais, o tucano também se referiu ao incidente no Rio de Janeiro, que levantou polêmica durante a campanha.

Questionado após uma caminhada no centro sobre se o governo paulista, agora comandado por Alberto Goldman (PSDB), deveria ser investigado por conta das suspeitas, Serra respondeu: “Não, porque não teve nada”. Em seguida, o tucano levantou suspeitas sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará – uma empreitada criticada por ambientalistas e que gerou desconfianças no mercado financeiro.

“Quem faz isso publicamente [licitações com resultado antecipado] e nunca ninguém disse nada é o governo federal”, afirmou o ex-governador de São Paulo, que nas pesquisas está atrás da candidata governista, Dilma Rousseff (PT). "O governo fez isso com Belo Monte e anda fazendo isso com todo mundo. Eles escolhem inclusive as empresas e depois fazem a concorrência, já tendo tudo combinado.”

De acordo com Serra, o resultado das licitações em São Paulo não é tão difícil de prever porque há apenas duas empresas que operam o equipamento de perfuração chamado de “tatuzão”. Apesar das críticas do presidenciável, o governo paulista decidiu suspender a licitação até que o caso seja investigado.

Dois quilos, um quilo, meio quilo

O presidenciável voltou a se referir ao incidente da semana passada, na zona oeste do Rio de Janeiro, quando foi atingido pelo menos duas vezes na cabeça durante uma caminhada. Ele citou avaliações de especialistas que indicaram uma agressão contra o tucano com um “rolo de fita”, nas palavras do perito Ricardo Molina.

“Os peritos comprovaram que eu realmente recebi uma pancada de um volume que tinha quase um quilo na cabeça”, disse Serra, que na semana passada disse ter sentido o impacto de meio quilo. O vice na chapa tucana, Indio da Costa (DEM), estimou o peso do objeto ainda desconhecido em dois quilos.

Por conta de um vídeo do SBT, no qual Serra é atingido na cabeça apenas por uma bola de papel, as campanhas de Serra e de Dilma se digladiaram no horário eleitoral obrigatório. O tucano acusa os petistas de incitarem a violência, enquanto os aliados da líder nas pesquisas vêem armação do ex-governador paulista.

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host