27/10/2010 - 00h18

No RS, Serra compara campanha de Dilma a propaganda nazista

Liza Mello
Especial para UOL Eleições
De Caxias do Sul

O candidato do PSDB à Presidência José Serra esteve na noite de terça-feira (26) em comício na cidade de Caxias do Sul (RS), a 150 quilômetros da capital Porto Alegre, onde comentou sobre o debate de segunda-feira na Rede Record. Ele falou sobre a "inexistência da refinaria de petróleo no Maranhão". “Eu nunca vi uma máquina da mentira funcionando como agora. Pega uma coisa completamente absurda e fica repetindo. Repetindo, repetindo, no melhor estilo da propaganda nazista ou fascista.”

Os principais líderes do PMDB no Estado estiveram presentes ao evento, como o ex-governador Germano Rigotto, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça e o atual prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori. O partido permanece dividido no Rio Grande do Sul apesar do apoio nacional à candidata do PT, Dilma Rousseff.

Serra também criticou acordos do Brasil com o governo do Irã. “Repudio a política externa brasileira que mantém alianças com as piores ditaduras do mundo”, diz o tucano. Ainda no aeroporto, Serra fez um alerta: “O país está tendo dois desequilíbrios galopantes. No caso das contas públicas e  no caso das contas externas. Estamos caminhando para o maior deficit de conta corrente da história”.

Durante o comício, Serra elogiou o suco de uva de Caxias, produto típico da região, afirmando que é o melhor do mundo, porque não contém conservantes. O candidato também falou bem do hino rio-grandense “É o mais bonito do Brasil. Que ninguém me ouça”, disse o tucano.     

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host